Onze servidores do Sistema Penitenciário de MT foram diagnosticados com Covid-19

Fonte: G1 MT

1 529
Foto: Sejudh/MT

Levantamento realizado nessa sexta-feira (29) pela Administração Penitenciária, mostra que 11 servidores do Sistema Penitenciário foram diagnosticados com Covid-19 em Mato Grosso. Um dos servidores trabalha na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, seis na Cadeia Pública de Alta Floresta, dois em Peixoto de Azevedo, um em Pontes e Lacerda e um no Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE).

Além disso, 39 casos foram descartados e 34 servidores estão afastados por suspeita da doença. Nenhum caso houve necessidade de internação e os que ainda estão com o coronavírus cumprem isolamento domiciliar.

Já entre os presos, Mato Grosso registra 12 casos confirmados de Covid-19, sendo um em Tangará da Serra, outros 11 em Alta Floresta, dos quais dois morreram, e um em Juína. Um preso em Alta Floresta está internado e os demais cumprindo o isolamento dentro das unidades prisionais, apresentando sintomas leves da doença.

Casos confirmados e suspeitos

Todas as pessoas que estão com suspeita ou casos confirmados com Covid-19, seja servidores públicos ou não, que estejam com sintomas leves da doença, estão cumprindo a quarentena em isolamento domiciliar. A Sesp segue os protocolos estabelecidos pelos organismos de saúde quanto à quarentena e isolamento.

[Continua depois da Publicidade]

A Sesp reitera ainda que essas medidas de prevenção precisam ser seguidas por todos os profissionais também fora do ambiente de trabalho, ou seja, em suas casas, ou ambientes externos como no comércio, além de manter o distanciamento social, a rotina de higienização das mãos e uso de máscaras.

A administração penitenciária encaminhou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as 52 unidades penais, que foram adquiridos com recursos do Poder Judiciário, via Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal, e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A Secretaria tem orientado os servidores a manter as medidas de segurança também fora do trabalho, pois não é possível mapear onde e quando a pessoa contraiu o vírus. O RH da Sesp também tem recebido denúncias de que servidores da Segurança Pública não têm cumprido as regras de isolamento social fora do expediente.

Testes rápidos

A Secretaria de Segurança Pública tem seguido o protocolo da saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e os mesmos são aplicados em casos suspeitos.

O documento estabelece que os testes laboratoriais só deverão ser utilizados em indivíduos sintomáticos, obedecendo o período oportuno de cada técnica e história epidemiológica que corrobora para definição de casos suspeitos, pois não há nenhuma evidência científica que sustente a testagem de pessoas sem sintomas clínicos.

Conforme Portaria nº 033/2020/SMS que regulamenta os procedimentos dos testes rápidos pelo Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser realizados respeitando o mínimo de 7 dias completos desde o início dos sintomas de síndrome gripal evitando resultados negativos.