Número de casos do novo coronavírus deve dobrar nos próximos 15 dias em Mato Grosso

Fonte: OLHAR DIRETO

1 504
Foto: Reprodução

O número de casos e óbitos em Mato Grosso, que até a noite da última quinta-feira (28) estava em 2.085 e 54, respectivamente, deve dobrar nos próximos quinze dias, como consequência da flexibilização das medidas de isolamento social. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante transmissão ao vivo na manhã desta sexta-feira (29).

Gilberto explicou que este crescimento já era previsto, mas deve aumentar agora como consequência da reabertura do comércio. Na última quinta-feira (28), o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, por exemplo, a reabertura de shopping centers e restaurantes, e em outras cidades do estado esta abertura já acontece há ainda mais tempo.

Outro motivo, para ele, é a atitude da população. “As pessoas acham que por sermos o segundo com menos número de mortes, a pandemia aqui é brincadeira”, disse. “As pessoas relaxam, começam a fazer festa, a fazer reunião, saem mais pra rua, não usam adequadamente a mascara, não fazem a higienização adequadamente”, lamenta.

Gilberto ainda explicou que cada pessoa infectada é um agente potencial que pode infectar de outros dois a cinco. Assim, à medida em que mais gente é infectada, há mais agente infectantes.

[Continua depois da Publicidade]