Haverá orientações para que os pais desenvolvam as atividades propostas com os filhos e, no caso de dúvidas, ou da necessidade de explicações adicionais, os professores, de suas casas, estarão à disposição, no horário regular das aulas, por aplicativos de mensagens instantâneas. A participação dos alunos nas atividades contará como presença.

A entrega, bem como a devolução das pastas com as atividades, obedece todas as regras de segurança sanitárias e será feita de maneira programada. Os pais serão orientados sobre o horário que devem retirar e também devolver as pastas. Para os alunos do interior, a equipe do Departamento de Transporte Escolar já está mapeando as linhas para elaborar o cronograma de entrega das atividades nos pontos.

[Continua depois da Publicidade]

As regras do processo foram baseadas em uma série de documentos e, ao mesmo tempo que seguem as orientações de autoridades de Saúde para conter a disseminação do novo coronavírus, também primam pelo desenvolvimento cognitivo das crianças, evitando possíveis retrocessos no processo de ensino-aprendizagem, bem como ainda ajudam as famílias a passar de forma menos estressante por este período de isolamento familiar.

A normativa também se guiou pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (CNE/CP) n.º 5/2020, que trata da reorganização do calendário escolar e torna possível o cumprimento da carga horária mínima anual com atividades não presenciais, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n.º 9394/96. “Buscamos atender, da maneira mais democrática possível, todos os nossos alunos, inclusive os que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo uma retaguarda de apoio nas unidades escolares e colocando o professor como protagonista no processo de articular, com cada turma, o processo que for mais produtivo, levando em consideração as características, as necessidades e as potencialidades de cada aluno”, explica a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Caso os pais tenham dúvida sobre a nova conduta que deve ser adotada a partir de agora, podem e devem entrar em contato com a Semec, pelo 3545 8100, das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas, de segunda à sexta-feira. “Queremos tranquilizar os pais, garantindo que, mesmo à distância, estamos juntos neste momento, que é adverso para todos nós, mas que, com união de esforços e muita colaboração, poderemos passar da maneira menos traumática para todos, aproveitando esta oportunidade para criar novos laços e desenvolver novas habilidades”, finaliza.