Operação contra o desmatamento em MT instala base em Sinop

Fonte: CenárioMT

Operação contra o desmatamento em MT instala base em Sinop
Operação contra o desmatamento em MT instala base em Sinop

Base em Sinop – Com 26% dos casos de desmatamento registrados na Amazônia Legal no mês de abril, isto é, 135 dos 195 quilômetros quadrados, Mato Grosso encerrou o quarto mês do ano vice-líder no quesito destruição da floresta, na avaliação com outras unidades que compõem a Amazônia Legal, segundo o Imazon.

Na proporção de desmatamento, ficou atrás, apenas, do Pará, que concentrou 32% das ocorrências. Rondônia (19%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%) também aparecem na lista, segundo mais recente levantamento divulgado pela organização não governamental. À lista dos dez municípios mais críticos, Colniza aparece como a sexta colocada.

Na luta contra os ilícitos ambientais, o Estado tornou-se alvo de uma recente ação e que conta com o emprego das Forças Armadas: a Operação Verde Brasil, deflagrada em 11 de maio.

“Estamos operando dentro do contexto da operação Verde Brasil 2. Em 06 de maio, o presidente da República, por decreto, autorizou as Forças Armadas a atuarem junto com órgãos de segurança pública e fiscalização no contexto da operação e, simultaneamente, o governador Mauro Mendes solicitou autorização para que as Forças Armadas pudessem  atuar no Estado de Mato Grosso”, destaca o coronel Saulo Ramos de Carvalho, comandante da 44ª Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército.

[Continua depois da Publicidade]

Em Sinop, a 503 km da capital Cuiabá, uma base da operação foi montada para acolher 160 militares que atuam nos serviços de enfrentamento ao desmatamento e queimada ilegal. Todo o efetivo usa o Tiro de Guerra como ponto de apoio.

Durante agenda nessa segunda-feira, 25, a prefeita Rosana Martinelli visitou o espaço e conversou com os militares. Martinelli falou sobre a articulação conjunta entre as esferas União, Estado e municípios como forma de enfrentar o desmatamento. Ela colocou o município de Sinop à disposição das entidades de segurança e reforçou a abertura e apoio da Administração, dentro de suas responsabilidades e limites, a apoiar iniciativas dessa natureza.

“Estamos dando esse suporte necessário para essa operação. É uma ação grandiosa, pois não está restrita, apenas, ao Estado de Mato Grosso, mas toda Amazônia Legal e envolve um projeto de fiscalização. Só aqui estamos com 160 homens [em Sinop]”, salientou Rosana Martinelli.

A prefeita elogiou a atuação do grupo de militares e ressaltou a sinergia necessária para combater o problema ambiental e que, há anos, mostra-se como um grande desafio às políticas públicas. “Sabemos que esse trabalho do Exército é fundamental para apoiar as ações de enfrentamento aos crimes ambientais. E compete a nós, enquanto municípios, operarmos, dentro de nossas condições, para colaborar com essa sinergia para enfrentar o desmatamento”, reforçou a gestora.

O apoio prestado pela Prefeitura de Sinop também foi lembrado pelo comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, coronel Saulo Ramos de Carvalho, durante diálogo com a prefeita Rosana Martinelli.

“O apoio é fundamental. Essa operação só funciona com o apoio de todos e existe uma sinergia entre os órgaos. E a prefeita dando o apoio para montar a base no Tiro de Guerra é essencial. Uma coisa é operar em Cuiabá, outra é lançarmos uma base de operação avançada em Sinop, mais próxima do ambiente onde vamos operar. O sucesso da operação está decretado por essa proximidade”, considerou.

A operação em Mato Grosso já resultou na apreensão de madeira retirada de forma ilegal da floresta, apreensão de veículos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.