Pesquisa indica que legião de torcedores do Flamengo tem Botafogo como segundo time

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

1 402
Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo

A pesquisa Ibope Repucom, que mostrou haver 41 milhões de brasileiros torcedores de mais de um time, apresenta um dado impressionante e outro surpreendente sobre o perfil dos botafoguenses. Impressionante: entre os 12 clubes mais tradicionais do país, o Botafogo é o que mais tem torcedores mistos. São 55% leais ao clube e 45% dizem que o têm como segundo clube. Surpreendente: desta fatia de “simpatizantes”, 40% são torcedores de fato do… Flamengo!

Nesta faixa de 45% de simpatizantes, o Botafogo também tem 24% de vascaínos, 9% de corintianos, 7% de atleticanos e 5% de tricolores. É um alerta de que está acontecendo com o Botafogo um fenômeno semelhante ao que houve com o América nos anos 1970 e 1980. O torcedor gosta do América, mas não o suficiente para torcer por ele. Se jogar contra o Flamengo, o cara é Flamengo.

A diferença é que o Botafogo ainda tem tempo e torcida para reverter esta situação. O América passou não soube se movimentar para atrair e rejuvenescer sua torcida. Foi minguando. “Não se deve desprezar esse torcedor que tem simpatia por seu clube”, diz José Colagrossi, do Ibope Repucom. Quer dizer que esse simpatizante pode comprar camisas, ingressos, produtos do clube e até passar a tê-lo como o time preferido, dependendo do que acontecer no futuro.

“Torcedores de um time que simpatizam por outros times da mesma cidade é mais comum do que se imagina. Tamanho de torcida, seja em forma de torcedor ou simpatizante, é consequência direta de quatro fatores: influência familiar, influência social, resultado em campo e presença de ídolos”, explica José Colagrossi.

[Continua depois da Publicidade]

A pesquisa indica o nível alto de engajamento da torcida do Botafogo, exatamente o que aumenta a chance de crescimento do número de torcedores natos a partir do retorno das vitórias. “O engajamento do botafoguense é muito maior do que seus números, mas é preciso urgentemente renovar essa torcida através de resultados tanto no campo, quanto fora dele”, diz Colagrossi.

Está claro, no entanto, que os títulos precisam voltar. Como alvinegro, o diretor do Ibope Repucom tem esperança e crença de que o nascimento do Botafogo S/A pode ser o início desta transformação.