As duas entradas da cidade de Chapada dos Guimarães terão barreiras sanitárias a partir desta sexta-feira (22). A determinação visa impedir a entrada de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade, e foi dada pela secretaria de saúde do município por meio do comitê de enfrentamento à Covid-19.

Segundo a prefeita Thelma de Oliveira, a barreira não será um lockdown, mas é uma medida necessária. Com apoio da Polícia Militar, haverá aferição de temperatura e um questionário será aplicado, sobre sintomas. “Caso a pessoa se recuse a responder este questionário, pode sim ser impedida de entrar”, afirma.

A barreira acontecerá nos seguintes horários: sexta-feira das 13h às 18h; sábados das 7h às 18h, e no domingo das 7h às 13h. “O que acontece é que as pessoas estão vindo de cidades próximas como Cuiabá, Campo Verde, Várzea Grande, para fazer festa, churrasco, e a população está amedrontada”, explica Thelma.

“Tivemos o primeiro caso de óbito que foi na zona rural, de uma pessoa que recebeu visitas de Cuiabá. A população fica assustada”, lamenta. Ainda segundo a prefeita, a barreira será educativa, mas pode chegar a impedir a entrada, caso as pessoas tenham algum sintoma ou se recusem a passar pelos procedimentos.


Amazonia 03 de Junho