MT: Farmácia Estadual orienta usuário a cumprir agendamento para retirar medicamentos

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, informa que durante o mês de maio está sendo feita a orientação e o agendamento de retirada de medicamentos para os usuários cadastrados na Farmácia Estadual. É importante que o usuário do serviço esteja atento à data de agendamento descrita em seus respectivos recibos, para que nos próximos meses seja respeitado o dia de atendimento.

Desta forma, é possível evitar aglomerações e consequentemente preservar a saúde dos usuários do SUS e dos servidores da Saúde.

A SES ainda informa que, de acordo com o Decreto nº 407 de 16 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de Saúde Pública decorrente do coronavírus, os tratamentos cuja vigência do laudo termine até agosto de 2020 poderão ser renovados automaticamente em caráter excepcional, sem a apresentação de Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME) e prescrição médica, desde que não haja mudança na dose e ou do medicamento prescrito.

Aliado ao agendamento, a SES, por meio da equipe da Farmácia Estadual, realizou outras medidas preventivas como a demarcação de distanciamento entre os pacientes que aguardam para retirar o medicamento, instalação de fitas que demarcam a margem de isolamento entre o atendente e o paciente, além de fixar cartazes de orientação sobre os cuidados de segurança – como exigência do uso de máscara por parte dos cidadãos e limitação do atendimento em até 10 pessoas por vez.

A Secretaria Adjunta de Unidades Especializadas também esclarece que não há necessidade de aglomeração porque a própria equipe da Farmácia Estadual faz o agendamento, por telefone, com o paciente cadastrado e informa o dia que este poderá retirar o medicamento.

Serviço

Neste período de pandemia, a Farmácia Estadual estará de prontidão realizando as renovações de solicitações de medicamentos via contato telefônico para que não seja necessário o deslocamento de usuários do SUS. Para isso, basta que o usuário tenha em mãos dados pessoais como: CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o Número Interno da Farmácia.

A Farmácia Estadual atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, inclusive no período do almoço. O paciente que precisar de mais informações pode entrar em contato pelos seguintes telefones: (65) 3322 5509 (das 7 horas às 16 horas) e Whatsapp (65) 98432 0177.


Amazonia 03 de Junho