Secretário afirma que frio provoca ‘isolamento natural’, mas casos de gripe podem ‘concorrer’ com Covid nos hospitais

0

A previsão do tempo para o próximo final de semana é de dias e noites geladas em Cuiabá, com mínimas de até 13 graus. A chegada do frio aumenta o alerta da população para a propagação de diversos vírus, inclusive o causador da temida Covid-19. Para o secretário de estado de saúde Gilberto Figueiredo, o ‘lado bom’ é que a população tende a ficar em casa, pelo menos em Mato Grosso, quando a temperatura despenca.

“No máximo nós podemos pedir para a população que se proteja. O frio provoca o isolamento natural das pessoas em casa, as pessoas deixam de ir pra rua e ficam em casa, e também devem adotar as medidas protocolares dentro de casa”, afirmou, na manhã desta terça-feira (19).

No entanto, não há muito o que se comemorar. A queda na temperatura pode, também, aumentar os casos de outras doenças respiratórias e, assim, lotar os hospitais. “Nós sempre estamos informando que a chegada do frio e o período de circulação do vírus influenza vai aumentar o número de pessoas com gripe, e isso vai concorrer para a utilização da rede hospitalar. Nós vamos ter um aumento no número de casos de influenza, nós vamos ter um aumento no número de casos de dengue, e não temos certeza absoluta se a baixa temperatura vai ser um fator de impulsionamento da atuação do coronavírus no estado ou não, mas o frio pode trazer um possível desconforto”, afirmou.

Temperatura

A temperatura deve cair novamente e os termômetros podem atingir 13ºC e 7ºC em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, respetivamente, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O frio poderá ser sentido no final de semana, pois apesar da possiblidade de chuvas isoladas nos próximos dias, o calor deve predominar e a máxima pode chegar a 35ºC na sexta-feira (22), na Capital.

No sábado (23), porém, a mínima é de 16ºC e a máxima não deve passar de 21ºC. Existe também a possibilidade de 90% de chuvas periódicas. No domingo (24), a mínima é de 13ºC e a máxima de 25ºC.


Amazonia 03 de Junho