Polícia Militar traça plano de atuação no combate ao crime em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

1 334

Durante videoconferência com os comandantes regionais, realizada nesta terça-feira (19), a equipe do Comando Geral da Polícia Militar traçou um plano de reforço no enfrentamento aos crimes de homicídios praticados por organizações criminosas, de roubos e furtos em instituições bancárias, na prevenção e repressão à violência doméstica, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e continuidade do policiamento comunitário e visitas solidárias.

Também estava na pauta a determinação para fortalecer a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção aos coronavírus, como o uso obrigatório de máscara em todos os ambientes e em todo território mato-grossense e a proibição de aglomerações.

Coordenado pelo subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Wankley Corrêa Rodrigues, nesse encontro virtual os comandantes analisaram dados criminais e de produtividade, geral e regional, discutiram e planejaram ações, entre outras medidas.

Além de operações de repressão, em todos os comandos regionais haverá um reforço na atuação do Serviço de Inteligência em relação às organizações criminosas e instituições bancárias. Em relação aos bancos, o coronel Rodrigues explica que a PM já faz permanentemente a prevenção e repressão a roubos e furtos, mas agora, nesse período de pandemia, foi necessário desenvolver um trabalho voltado à segurança das pessoas que estão recebendo o benefício emergencial do Governo Federal. Esta semana, por exemplo, cita, com o início do pagamento da segunda parcela, a PM está atuando no policiamento nas agências da Caixa Econômica, quase 60 no Estado.

[Continua depois da Publicidade]

Sobre a violência doméstica, Rodrigues destaca que a PM já tem a prevenção e repressão como prioridade, mas vai reforçar ainda mais o atendimento e acompanhamento às vítimas por meio do policiamento cotidiano, de projetos próprios e de redes como a Patrulha Maria da Penha.

Em todo o Estado, informa o subchefe de Estado Maior, a Polícia Militar está aderindo a campanha ‘Faça Bonito – Proteja Nossa Crianças e Adolescentes’, lançada este mês como parte das atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio).

No âmbito do policiamento comunitário, Rodrigues observa a determinação de Comando da PM é que em todos os municípios seja uma atividade contínua e que nela inclua as visitas solidárias regulares com a finalidade de levar informações e orientação às vítimas de crimes.

O encontro virtual foi realizado na sala da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe) e reuniu, além do coronel Rodrigues, o coronel José Nildo (comandante do 6º Comando Regional), e os tenentes-coronéis Fábio Andrade (diretor de Inteligência), Parreira (chefe de gabinete do Estado Maior) e Emirella (coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM).