Ministro da Defesa deve visitar Cuiabá para acompanhar operação contra desmatamento ilegal

Fonte: G1 MT

1 317
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, deve visitar Cuiabá nesta quarta-feira (20), às 14h30, para acompanhar as atividades do Comando Conjunto Barão de Melgaço, no contexto da Operação Verde Brasil 2.

Em Cuiabá, o ministro deve participar de solenidade realizada pelo Estado-Maior do Comando Conjunto, onde serão apresentados os detalhes das atividades em andamento na região de Mato Grosso.

A Operação Verde Brasil 2 foi deflagrada pelo governo federal para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, na Amazônia Legal.

A autorização para emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e para ações subsidiárias vai de 11 de maio a 10 de junho.

[Continua depois da Publicidade]

As ações ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal. Está autorizada ainda a atuação das Forças Armadas nos estados da Amazônia Legal que vierem a apresentar requerimento, levando em consideração que Acre, Mato Grosso e Rondônia já solicitaram.

Para isso, o Ministério da Defesa ativou três comandos conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), para atuar na área englobada pelos estados do Acre, Rondônia e Sul do estado do Amazonas; Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), que atua em Mato Grosso; e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), que cobre a área englobada pelo estado do Pará.

A missão desempenhada pelas Forças Armadas é desenvolvida sob coordenação da vice-presidência da República e em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

O orçamento inicial é de R$ 60 milhões. Até o momento, estão empregados 3,8 mil militares, além de mais de 140 meios de transporte, entre embarcações, viaturas e aeronaves das três Forças de Defesa.

Os meios utilizados pelas Forças Armadas são acrescidos aos dos demais integrantes parceiros da missão. São eles: Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O início das atividades envolve deslocamento de pessoal, reconhecimento das áreas de atuação, preparação dos meios e materiais necessários e ações efetivas de combate ao desmatamento.