Secretaria de Saúde intensifica ações de combate a Dengue em Nova Mutum

0

A Secretaria de Saúde de Nova Mutum está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho é conduzido pelo departamento de Vigilância Ambiental em conjunto com os agentes de Endemias Municipais e consiste em orientar a população sobre as consequencias da doença, bem como realizar ações de bloqueio, prevenção e controle das infestações.

Um balanço da Secretaria de Saúde aponta que de janeiro a maio deste foram registrados 291 casos confirmados de dengue, enquanto no mesmo período de 2019 foram apenas 48 casos. Conforme os dados este ano foram feitas 825 notificações de casos suspeitos, sendo que 485 foram descartados.

A Secretaria orienta o cidadão para procurar sua unidade de Saúde caso sinta sinais ou sintomas sugestivos a dengue. Assim uma notificação é gerada e a Secretaria desenvolve ações com bases nestes dados e localização que previnem o alastramento da doença.

Conforme a secretária de Saúde, Anke Schwabe o combate é conduzido pela Vigilância Ambiental que realiza com visitas domiciliares nos bairros e em áreas públicas onde possam ter materiais com água parada, como pneus e sobra de materiais de construção. “Nossa equipe da Vigilância está fazendo sua parte, esse é um trabalho silencioso, mas surte grande efeito, agora queremos mobilizar a nossa população a entrar nessa luta, uma vez que essa é uma ação que depende não só do poder público, mas sim de todos”, destaca.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Gessé Santos, além do trabalho de rotina que é feito a Vigilância Ambiental realizará um Mutirão ‘Bota Fora’ ainda no mês de maio. “Esse Mutirão é uma estratégia já utilizada que tem um ótimo resultado, iremos fazer primeiro na parte sul da cidade e posteriormente atenderemos a região norte”, afirma.


Amazonia 03 de Junho