Como cuidar da higiene pessoal do seu bicho de estimação em casa

Muitos tutores, para evitar a ida ao petshop nesses tempos de isolamento, estão tratando dos bichinhos por conta própria. Veja como fazer

Fonte: Do R7

como cuidar da higiene pessoal do seu bicho de estimacao em casa 914799

O isolamento social, mais o fechamento de serviços não essenciais, tem dificultado a vida de quem quer tosar e cuidar da higiene pessoal de seus cães e gatos.

Às vezes o resultado pode ser hilário e desastroso, como no caso de Mashi, um lulu da pomerânia que ficou irreconhecível após a dona tosar seus pelos.

Para evitar tais armadilhas, confira as dicas de um como cuidar com segurança de seus bichinhos em casa. Primeira coisa: você realmente deve tosar seu animal de estimação?

 

[Continua depois da Publicidade]

“É importante manter os cuidados de higiene com os animais de estimação, para que não causem problemas médicos”, explica Rachael Rudman, gerente de um canil da North Shore Animal League America. O excesso de pele pode ficar embaraçado e levar a problemas de pele, ou até obstruir a visão do animal.

 

“Eu diria que, desde que você esteja seguro e usando as precauções recomendadas para tomar banho, cortar unhas ou aparar o pelo, não há razão para não fazer certos procedimentos de limpeza em casa”, avalia a  especialista,

Aparar adequadamente as unhas do seu animal de estimação também é uma obrigação, para que não quebre, dificulte a caminhada ou se encaixe nas patas do animal. A especialista recomenda entrar em contato com o seu médico regularmente.

Por onde você deve começar? Rudman sugere iniciar qualquer rotina de limpeza, certificando-se de que os pelos e a pele de seu animal de estimação sejam saudáveis, escovando-os uma ou duas vezes por semana, “especialmente se forem de pelo comprido”, para evitar manchas e derramamentos excessivos.

 

“Lembre-se também de manter seus animais de estimação limpos”, aconselha a especialista. “Dê-lhes um banho uma vez por mês com xampu canino/felino, como foi feito para a pele. É importante manter a pele limpa e saudável para que não desenvolvam dermatites. ”

 

E lembre-se de evitar colocar água nos ouvidos ou no nariz do animal, já que eles não podem expulsar facilmente a água por conta própria e isso pode causar infecção … se deixada lá por um longo período de tempo”.

É uma boa ideia cortar os pelos e as unhas? “Se você nunca tosou seu animal de estimação, agora não é hora de começar”, diz Rudman, que aconselha alguns “cortes de baixa manutenção”.

“O máximo que eu sugeriria fazer é aparar as áreas que mais precisam. Seu animal de estimação pode não parecer o mais elegante, mas durante esses tempos difíceis, o importante é mantê-lo seguro”, aconselha a especialista.

“Para aparar as unhas, se você nunca cortou as unhas de um animal antes, é altamente recomendável não cortá-las, pois você pode atingir o nervo que está dentro da unha e pode causar dor e sangramento. Se suas unhas estão ficando muito longas, tente usar uma lixa de unha para raspar um pouco. ”