Hoje é celebrado o Dia do Gari no Brasil

0

Hoje, 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari. Diante da pandemia de coronavírus, a insegurança passou a fazer parte da rotina dos garis. Isso porque, mesmo com todos os equipamentos de segurança necessários, os trabalhadores estão diariamente nas ruas e precisam tomar todos os cuidados possíveis para evitar a contaminação.

A limpeza urbana é considerada um serviço tão relevante que os servidores da área continuam nas ruas, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Eles, diariamente, chova ou faça Sol, estão nas ruas varrendo, coletando resíduos e fazendo capina.

Essa realidade talvez tenha mudado um pouco neste período de pandemia, adotando medidas de segurança, como uso de máscaras: há quem valorize o trabalho desses profissionais que continuam nas ruas enquanto parte da população segue em isolamento. Os gestos de carinho e solidariedade se multiplicam. Nas últimas semanas, a mídia divulgou os garis do Distrito Federal que receberam diversas homenagens, como doação de chocolates, almoço e cartinhas de agradecimento.

Por que Gari
O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que, em 11 de outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Daí, sempre que havia algum lugar sujo, mandavam chamar a turma do Gary. E o nome se popularizou.

Amazonia 03 de Junho