Ao cogitar lockdown, prefeito diz não querer “cemitérios cheios por irresponsabilidade de poucos”

Fonte: OLHAR DIRETO

1 249
Foto: Reprodução/Ilustração

O prefeito de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá), Roberto Farias, que não descarta um lockdown (fechamento total) da cidade caso os números continuem aumentando, afirmou que tomará as medidas necessárias para conter a Covid-19, isso porque não quer ““cemitérios cheios por irresponsabilidade de poucos”. Na última terça-feira (12), ele baixou novo decreto, suspendendo o funcionamento de diversos estabelecimentos. Até agora, são quatro mortes na cidade, sendo três de residentes.

Roberto pediu compreensão da população para evitar que medidas drásticas sejam tomadas para evitar o registro de mais casos do novo coronavírus em Barra do Garças. Segundo ele, o sinal amarelo acendeu e um lockdown (fechamento total da cidade e confinamento obrigatório) não está descartado.

O prefeito ressaltou que não pretende ter “os cemitérios cheios por irresponsabilidade de poucos”. Ele se referiu ao desrespeito dos protocolos de isolamento por parte das pessoas que insistem em aglomerações em bares, lanchonetes, praias e cachoeiras quando poderiam estar em casa para evitar a disseminação do vírus. “Não descarto medidas drásticas, como o fechamento total da cidade, se for preciso”, disse.

O prefeito lamentou ainda não ter recebido recursos dos governos federal e estadual para as ações de combate a Covid-19. De acordo com Roberto Farias, o município é um dos únicos de Mato Grosso a contar com leitos exclusivos de UTI para a Covid-19, sendo 5 no Hospital Municipal Milton Morbeck e quatro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

[Continua depois da Publicidade]

“Estamos aguardando os recursos para que novos investimentos sejam feitos. Pedimos ao governador Mauro Mendes 20 novos respiradores, mas até agora não recebemos nenhum. A Prefeitura tem feito de tudo para dar condições para a saúde trabalhar e diante desse quadro devemos adotar novas ações de combate desse inimigo invisível”, ressaltou.

Roberto Farias informou que o uso de máscaras é obrigatório e aqueles empresários que desrespeitarem poderão ser punidos com multas e suspensão do alvará de funcionamento. “A fase de orientação acabou. É preciso que todos façam a sua parte e colabore para que a situação não seja ainda mais agravada”, alertou.

Decreto

O prefeito de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá), Roberto Farias, decidiu – na noite da última terça-feira (12), baixar novo decreto para tentar conter o avanço da doença na cidade, onde quatro pessoas morreram vítimas de coronavírus (sendo três destes residentes). A curva epidemiológica aumentou em 540% nos últimos dias. Com isto, ficam suspensas atividades em shoppings, academias e outros.

A intenção, segundo o prefeito, é achatar a curva, que subiu em 540% nos últimos dias. Ao todo, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade tem 27 casos confirmados do novo coronavírus. No município são quatro mortes, sendo que três delas foram de moradores e uma de um paciente que havia sido transferido de Ponte Branca.

O novo decreto do prefeito suspende por 15 dias atividades do âmbito privado em shopping center; cinema, clubes, academias, bares, cafés, boates, casas de espetáculos, entre outros. A medida poderá ainda ser prorrogada pela mesma quantidade de dias.

Números em Mato Grosso

Mato Grosso registrou mais 59 infecções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e chegou ao número de 604 casos, de acordo com boletim da  Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) desta terça-feira (12). O Estado também atingiu o número de 20 óbitos, sendo o último em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (211), Rondonópolis (63), Várzea Grande (49), Barra do Garças (27), Sinop (25), Lucas do Rio Verde (23), Primavera do Leste (19), Tangará da Serra (14), Cáceres (14), Peixoto de Azevedo (13), Sorriso (12), Rosário Oeste (11), Nova Mutum (11), Jaciara (11), Mirassol D’Oeste (8), Confresa (8), Querência (7), Alta Floresta (7), São José dos Quatro Marcos (6), Jangada (4), Chapada dos Guimarães (4), Tapurah (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Aripuanã (3), Vila Bela da Santíssima Trindade (2), Vale de São Domingos (2), São Pedro da Cipa (2), Rio Branco (2), Pontes e Lacerda (2), Pontal do Araguaia (2), Poconé (2), Canarana (2), União do Sul (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréo (1), , Ponte Branca (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Lambari D’Oeste (1), Cotriguaçu (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1), Água Boa (1), Acorizal (1) e residentes de outros Estados (16).