Terceira etapa da vacinação contra a gripe começa com inclusão de pessoas com deficiência, crianças e puérperas

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira (11) a terceira e última etapa da campanha da vacinação contra a gripe. A meta é chegar a 90% do público-alvo. O período será dividido em dois, com grupos prioritários diferentes:

  • 11 a 17 de maio: prioridade para pessoas com deficiência, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes, mães com até 45 dias após o parto (puérperas).
  • 18 de maio a 5 de junho: professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.

Neste ano, a vacinação contra a gripe desempenha um papel extra: ela ajuda a proteger contra a Influenza, que tem sintomas muito parecidos com os da Covid-19. Um paciente protegido evita a sobrecarga e a confusão nos sistemas de saúde.

“A vacina comprovadamente reduz a mortalidade, a pneumonia, a internação e protege contra e protege contra uma doença que é potencialmente muito grave”, explica Unaí Tupinambás, médico infectologista.

Integrantes dos grupos prioritários da primeira e segunda fase da campanha, que são os caminhoneiros, os profissionais do transporte público, os portuários, os integrantes das forças de segurança, as pessoas com doenças crônicas, a população privada de liberdade, os indígenas e os idosos ainda podem buscar uma unidade de saúde para receber uma dose, se ainda não estiverem imunizados.


Amazonia 03 de Junho