Prefeito de Cuiabá anuncia criação da Secretaria de Mulher e nomeia adjunta da Semob como titular

Fonte: G1 MT

1 195
Foto: Assessoria

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (11) a criação da Secretaria da Mulher. Com a importante missão de fortalecer as políticas públicas voltadas para o público feminino, a secretaria terá como titular Luciana Zamproni que, até o momento, atuava como adjunta da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A criação da secretaria na gestão pública municipal faz parte da minirreforma administrativa idealizada pelo prefeito e aprovada pela Câmara de Cuiabá, ainda em 2019. De acordo com o prefeito, com a instituição da secretaria, a capital mato-grossense dá mais um importante passo para se tornar protagonista no processo de enfrentamento à violência contra a mulher.

Dentro da Prefeitura de Cuiabá, esta é quarta secretaria comandada por uma mulher. Além de Zamproni, o município possui Ozenira Félix, na Secretaria de Gestão, Débora Marques, na Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e Hellen Ferreira, que recém assumiu a titularidade da Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Assim como acontece na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, a primeira-dama Márcia Pinheiro também terá uma fundamental participação no apoio para a consolidação da Secretaria da Mulher. A ideia é que a primeira-dama atue na construção das metas necessárias para transformar a Pasta em uma referência na gestão pública cuiabana.

[Continua depois da Publicidade]

Para Luciana Zamproni, a implantação da Secretaria da Mulher traz consigo inúmeros desafios e oportunidades para estabelecer Cuiabá como um case de sucesso no cenário nacional. Ela destacou ainda que essa efetivação tornou-se ainda mais oportuna neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no qual as mulheres são as que mais enfrentam dificuldades.

Zamproni é natural de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, graduou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic) e é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (IBET). Atuou como advogada sócia pelo escritório Relvas Associados e como assessora jurídica no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e na Frente Parlamentar Mista dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Como adjunta da Semob, esteve sempre à frente das ações ligadas à educação no trânsito, entre elas o trabalho de orientação e fiscalização da funcionalidade da Lei Parada Segura (nº 5.944/15) e no combate a importunação e assédio no transporte coletivo. Entre 2010 e 2012, a secretária também atuou em um projeto social voltado para qualificação das mulheres.