Transporte de cargas em MT tem queda de 70% no movimento durante pandemia

Fonte: G1 MT

1 125
Foto: Rota d´Oeste

O setor de transporte de cargas que faz entregas no comércio teve queda na no movimento em até 70% no estado durante a pandemia do novo coronavírus, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat).

O sindicato relata que os impactos não foram sentidos nos primeiros 30 dias, mas que após um mês, o movimento caiu de mais de 50% em alguns setores, como o de entrega à lojas e shoppings.

De acordo com o Sindmat, as cidades maiores como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, que tiveram os comércios fechados foram as que mais registraram queda nas entregas realizadas pelo transporte rodoviário de cargas.

Em Mato Grosso existem 3.650 empresas de transporte rodoviário de cargas, de diversos setores. As transportadoras que fazem entregas em mercados, por exemplo, não tiveram registro de queda. Este setor e o de produtos comprados pela internet foram os que conseguiram se manter.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente do Sindmat, Eleus Amorim, reforça que todas as empresas têm sido impactadas na questão dos financiamentos, já que a prorrogação que o Governo Federal concedeu não atende ao segmento.

“O que nós precisamos é de uma política que possa transferir esse financiamento para longo prazo. O impacto previsto é de seis ou até oito meses, não três como o governo concedeu”, aponta.

Amorim ainda acrescenta sobre o impacto no pagamento das cargas tributárias. De acordo com ele, o Governo do Estado e as prefeituras municipais não cederam. Ele finaliza que o foco do setor, durante a pandemia, é se manter para que as empresas não precisem fechar.