Praças e parques são fechados novamente em Sorriso por descumprimento de medidas de distanciamento

Fonte: Yasmim Oliveira, Centro América FM

1 132
Foto: Gcom-MT/Divulgação

A Prefeitura de Sorriso, na região norte do estado, decidiu fechar novamente os parques e praças do município. A circulação de pessoas em áreas públicas havia sido liberada no dia 24 de abril.

Segundo o secretário de Saúde e presidente do Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus , Luis Fábio Marchioro, a população não estava respeitando as recomendações dos órgãos públicos para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Os usuários não souberam usar as praças e parques durante esse período que foi permitido. Houve muitas aglomerações, muita gente, muitas pessoas fazendo compartilhamento de objetos pessoais, como, por exemplo, tereré. As autoridades principalmente de fiscalização e segurança tiveram dificuldades em manter a ordem e por isso a maioria decidiu pela retomada do fechamento de praças e parques”, disse.

A decisão foi tomada pelo Comitê nessa quinta-feira (7).

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, ficam permitidos caminhada, corrida, ciclismo, desde que os praticantes usem máscaras e depois de encerrados os exercícios físicos não permaneçam no local evitando-se aglomerações, afirma o decreto assinado pelo prefeito Ari Lafin.

Sorriso tem sete casos confirmados de Covid-19, como consta no último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os municípios da região norte, o que possui mais número de infectados é Sinop, com 21 casos.

Dos 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 111 estão em isolamento domiciliar e 258 estão recuperados. Há ainda 37 pacientes hospitalizados, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (162), Rondonópolis (53), Várzea Grande (24), Sinop (21), Tangará da Serra (13), Barra do Garças (13), Cáceres (12), Primavera do Leste (11), Nova Mutum (10), Lucas do Rio Verde (10), Jaciara (10), Mirassol D’Oeste (8), Sorriso (7), São José dos Quatro Marcos (6), Querência (5), Confresa (5), Chapada dos Guimarães (4), Peixoto de Azevedo (3), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (12).