Clientes dormem na calçada em frente a agência da Caixa em busca de auxílio em MT

Fonte: Emerson Sanchez, TV Centro América

1 131
Foto: TVCA/Reprodução

Em busca do saque do auxílio emergencial e outros serviços da Caixa Econômica Federal, várias pessoas dormiram na calçada da Rua Arnaldo Estevão, no Centro de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, durante a madrugada desta sexta-feira (8). Os usuários usaram cobertores para se protegerem do frio e neblina. Os termômetros marcavam 16°C.

Mesmo durante a madrugada, as pessoas se organizaram para dormir na calçada em fila.

Em frente da agência, a prefeitura montou tendas e colocou 400 cadeiras para que a população possa esperar sentada e com sombra o atendimento. No entanto, as cadeiras estavam amontoadas e o local estava cercado por grades até a manhã desta sexta-feira.

Quando amanhecer, os usuários seguiram em fila para as tendas até a abertura da agência. A Caixa está atendendo das 8h às 14h com distribuição de senhas marcadas com horários prévios.

[Continua depois da Publicidade]

Também foram instalados quatro banheiros químicos, dois para uso masculino e dois para uso feminino. Para montar a estrutura, o trânsito foi bloqueado na quadra que fica entre as avenidas Amazonas e Marechal Rondon e segue até a próxima semana.

Na agência da Avenida Cuiabá, que tem o fluxo menor de clientes, foram colocadas 200 cadeiras e dois banheiros químicos, um para cada gênero. O trânsito está meia pista.

A Polícia Militar está ajudando na organização das filas de pessoas sentadas para evitar o descumprimento do distanciamento de um metro e meio.

Pagamento do Auxílio Emergencial

Na semana passada teve início o calendário escalonado de saque em espécie do Auxílio Emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital.

De acordo com o banco, o escalonamento foi pensado para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Entretanto, agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial.

Segundo a Caixa, parte dos clientes estão em busca de serviços essenciais, como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, entre outros.

O calendário do saque em espécie é válido para os beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital. Vale ressaltar: não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que recebem por meio dessa conta.

Para quem já tem poupança na Caixa e correntistas de outros bancos, o crédito do auxílio é feito nessas contas. No caso do crédito em poupança da Caixa, o valor pode ser movimentado independentemente do calendário de saques citado acima por meio de cartão de débito, do Internet Banking e de saques em casas lotéricas e terminais de autoatendimento.

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Quem tiver o direito, segundo o banco, receberá o crédito do auxílio no mesmo calendário do benefício regular, da mesma forma que recebe o Bolsa Família, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes.

[Continua depois da Publicidade]

A Caixa informou ainda que os cidadãos que receberam o auxílio emergencial pela Poupança Digital, que foi aberta de forma automática, podem movimentar a conta pelo aplicativo do banco ‘CAIXA Tem’, que terá navegação gratuita nos meses de abril e maio, e está disponível 24 horas pelos 7 dias da semana.