Dados do Google mostram que isolamento diminuiu em MT; procura por farmácias aumentou

0

Dados divulgados pelo Google mostram que o isolamento social vem diminuindo em Mato Grosso. O setor ainda mais afetado continua sendo o de transporte, que no fim de abril estava com um movimento 31% menor. Em contrapartida, a procura por mercados e farmácias subiu 12%. A comparação leva em conta dados anônimos de localização divulgados pela empresa, obtidos a partir de aparelhos dos usuários. Nos últimos dias, a curva tem se voltado a subir.

O gráfico mostra que Mato Grosso teve uma queda vertiginosa em estações de transporte na segunda quinzena de março, que chegou próximo a 70% de queda. Porém, no fim de abril, o movimento é apenas 31% abaixo do normal.

Já no quesito parques (jardins e praças), a queda no início da chegada da pandemia era por volta de 50%. Porém, no fim de abril caiu para apenas 13%. Com a liberação do Governo do Estado, o movimento deve continuar aumentando nestes pontos. Isso porque, em diversos municípios, academias seguem fechadas e atividades ao ar livre são as recomendadas, desde que mantido o distanciamento.

Em lugares de lazer (shoppings, cinemas, bares e restaurantes), o movimento chegou a cair 80% no começo de abril. Porém, já no fim do mês passado, com o relaxamento de medidas, o número de pessoas nestes locais era apenas 22% menor.

Em contrapartida, o movimento em farmácias e mercados aumento bastante durante a pandemia no Estado. No início de abril, o acréscimo ultrapassou os 40%. No fim do mesmo mês, houve uma queda acentuada, caindo para 12% a mais de movimento do que normal.

A presença de pessoas nos locais de trabalho teve queda, tendo seus picos no início e metade de abril, porém, este é outro indicador que começa a voltar a seu normal, com a redução tendo ficado em apenas 14% menor.

Os dados do Google servem para mostra que, mesmo com o aumento no número de casos e mortes, o isolamento social tem caído. Até a tarde de terça-feira (05), quase 8.000 pessoas haviam morrido no país. Mais de 5.000 óbitos ocorreram no mês de abril.

No país, o estado que mais teve aumento no fluxo de pessoas em abril foi Mato Grosso do Sul, com variações de 30% a 40% em relação a março nas três categorias analisadas (transporte, lazer e parques).

São Paulo, estado com maior número de infectados, teve aumento de 22% na circulação em locais como praias, parques e praças públicas.

Números em Mato Grosso

A Secretaria Estadual de Saúde notificou, até o final da tarde desta quarta-feira (05), 385 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo que 19 foram registrados nas últimas 24 horas. O número de óbitos segue em 13 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Detalhes

Esses conjuntos de dados mostram como as visitas e o tempo de permanência em locais diferentes mudam em comparação com uma linha de base, que é o valor mediano, para o dia correspondente da semana, durante o período de 5 semanas, de 3 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020.

Os conjuntos de dados mostram tendências ao longo de vários meses, com os dados mais recentes representando aproximadamente 2 a 3 dias atrás – esse é o tempo que leva para produzir os conjuntos de dados.

As informações são calculadas  com base nos dados de usuários que ativaram o Histórico de Localização para sua Conta do Google, para que os dados representem uma amostra de usuários.

Nenhuma informação de identificação pessoal, como a localização, contatos ou movimento de uma pessoa, é disponibilizada a qualquer momento.


Amazonia 03 de Junho