Alunos da rede estadual terão aulas transmitidas pela TV em Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

Reunião TV Assembleia

Os alunos das escolas estaduais de Mato Grosso passarão a contar com mais uma ferramenta de estudo não presencial a partir do dia 18 de maio. Em uma parceria firmada com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Governo do Estado vai disponibilizar videoaulas transmitidas pela emissora de TV do legislativo estadual.

Nesta quinta-feira (07.05), a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, se reuniu com a equipe de técnicos da TV Assembleia para tratar dos últimos detalhes dos programas que serão exibidos.

As aulas serão transmitidas de segunda a quarta-feira, das 7h às 8h, com reprises de quinta-feira ao sábado, no mesmo horário. A Seduc e a Assembleia estão estudando a possibilidade de reprisar os conteúdos também de segunda à sexta-feira, no período da noite.

Conforme explicou a secretária, nesse primeiro momento serão disponibilizadas aulas para os estudantes do ensino médio, com conteúdos das quatro áreas do conhecimento que são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

[Continua depois da Publicidade]

Para Marioneide Kliemaschewsk, essa parceria significa um avanço na área da educação, pois é a possibilidade de levar o conhecimento a milhares de famílias dentro das suas próprias casas. “Através da TV Assembleia nós conseguiremos chegar mais próximo dos nossos alunos, que nesse momento não podem frequentar a escola, garantindo assim a continuidade da aprendizagem e do conhecimento”, avalia.

A ideia, segundo a secretária, é continuar com essas transmissões pela TV mesmo após o retorno das aulas. “Queremos dar sequência nessa parceria porque sabemos que a tecnologia faz parte da educação e nós precisamos nos apropriar dela para auxiliar nossos alunos na aprendizagem”.

O superintende da TV Assembleia, Jaime Neto, destacou que essa é uma ação muito importante para todo Mato Grosso, pois a TV Assembleia é uma emissora pública e que atinge a todos os municípios do Estado.

“A TV Assembleia é voltada não somente para as transmissões dos atos do legislativo, mas também para ofertar educação e cultura para toda a sociedade mato-grossense e esse, sem dúvida nenhuma, é um marco para todos nós”.

A TV Assembleia é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 330.2 (Sky HD), 10 (Net TV) e 16 (a cabo).

Aprendizagem Conectada

A aulas transmitidas pela TV fazem parte das ações do Aprendizagem Conectada, que disponibiliza aos estudantes várias atividades pedagógicas que podem ser acessadas por meio da internet (computador e dispositivos móveis).

As atividades estão sendo produzidas, semanalmente, para os alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio, nas diversas modalidades e áreas de conhecimento. Também são disponibilizados vídeos, jogos, leituras, videoaulas, uma série de atividades diversificadas para que o aluno possa utilizar seu tempo de isolamento social aprendendo.

O Aprendizagem Conectada, conforme destaca o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Barbosa, conta com a colaboração de 250 profissionais de todo o Estado de Mato Grosso. São profissionais tanto das escolas da rede pública estadual como também da privada, que estão colaborando com essa ação de forma voluntária.

Material Impresso

[Continua depois da Publicidade]

Para os alunos da rede estadual que não têm acesso à internet, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também disponibiliza o material pedagógico impresso.

A Seduc já distribuiu mais de 50 mil apostilas com as atividades para estudantes da rede estadual que não possuem acesso à internet. Os pais dos alunos podem procurar as unidades de ensino e solicitar o material.

A Seduc está disponibilizando às escolas recursos, por meio do Projeto Político Pedagógico/Plano de Desenvolvimento da Escola (PPP/PDE), para arcar com as despesas das apostilas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.