Semáforos começam a ser instalados em Avenidas de Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

WhatsApp Image 2020 05 06 at 13.47.55 6

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde-MT iniciou mais uma etapa do processo de modernização do trânsito do município.

Na tarde dessa quarta-feira (06), a empresa vencedora do certame, iniciou a instalação das bases para que, de fato, os semáforos comecem a operar nas principais vias da cidade.

No primeiro momento receberão os semáforos, os cruzamentos das Avenidas Goiás com a Paraná e Rio Grande do Sul; Mato Grosso com a Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com Cristiane Tronco, Supervisora da Secretaria de Segurança e Trânsito, estão sendo implantados os chamados semáforos inteligentes, ou seja, por meio de uma câmera de vídeo com sensor, o sistema detecta a presença de veículos nas vias e controla o tempo de abertura dos sinais.

[Continua depois da Publicidade]

“Serão semáforos de quatro tempos e poderá abrir e fechar de acordo com a necessidade da via, onde a câmera e o controlador fazem esse sistema. Além disso, teremos os semáforos temporizados para os pedestres, onde ele vai ver o tempo que tem para a travessia. Ainda não estará em funcionamento o sistema de acessibilidade, mas em breve terá também essa opção para aumentar o tempo de travessia de idosos e cadeirantes”, comentou Cristiane.

Além da instalação dos semáforos, as avenidas estão recebendo recapeamento e posteriormente novas sinalizações, bem como as rotatórias serão retiradas para facilitar a a passagem dos veículos. Haverá ainda mudança nas faixas de pedestres para que o sistema funcione da forma correta.

O sistema de controle de fluxo de veículos e pedestres com o uso de semáforos deverá estar em funcionamento em sua totalidade a partir de meados de julho a agosto.

“A empresa tem até o dia 10 de julho para instalar os semáforos, mas a prefeitura precisará fazer toda intervenção com o recapeamento das vias, pinturas, estender os canteiros, remover algumas plantas, refazer as faixas nas esquinas e fazer toda sinalização adequada”, explicou Tronco.

A prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Segurança e Trânsito deverá fazer um trabalho educativo para que os usuários se adaptem ao sistema de semáforos.

Porém, após passar o período de adaptação, o sistema possibilitará a instalação de câmera de invasão de sinal vermelho para a constatação de cometimento de infração de trânsito.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.