50 estabelecimentos de MT são notificados no primeiro dia de obrigatoriedade do uso da máscara

Além das notificações, os quase 500 policiais que foram às ruas no primeiro dia de fiscalização atuaram na orientação de pedestres, 4 mil pessoas, que circulavam sem ou usando a máscara de maneira incorreto

0
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Mais de 50 notificações foram aplicadas pela Polícia Militar em estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (05.05), primeiro dia em vigor da penalidade de multa de R$ 80 (decreto 465/2020 – lei 11.110) por descumprimento do uso obrigatório de máscara dentro de estabelecimentos comerciais. Os dados são parciais porque ainda estão sendo contabilizadas as ações de alguns municípios do interior

Além das notificações, os quase 500 policiais que foram às ruas no primeiro dia de fiscalização atuaram na orientação de pedestres. Abordaram 4 mil pessoas que circulavam sem ou usando a máscara de maneira incorreta ou que buscavam informações complementares sobre prevenção.


-Continua depois da publicidade ©-

O Comando da PM avalia, com base nas informações recebidas dos comandos regionais, que em quase 90% dos comércios a legislação está sendo cumprida, ou seja, os clientes, funcionários e proprietários estão fazendo uso de máscaras.

O subchefe de Estado Maior da PM, coronel Wankley Corrêa Rodrigues, que está à frente das ações de fiscalização, destaque que além das campanhas de conscientização feitas pelo Governo do Estado desde que foi estabelecido o uso de máscaras, há semanas os policiais estão indo às ruas com a orientação de abordar empresários e pessoas reforçando a obrigatoriedade e a importância da máscara.


A partir de agora visitar comércios para checar se todos que estiverem no ambiente cumprem a lei, ou seja, se usam máscara, passa a ser uma atividade de rotina dos policiais. Esse trabalho está sendo desenvolvido durante as rondas ou, de acordo com a necessidade, em operações específicas, segundo Rodrigues.


--Continua depois da publicidade ©--