Cuiabá completa 301 anos de fundação com ruas esvaziadas e sem festa em meio à pandemia do novo coronavírus

0

Com o comércio fechado e ruas esvaziadas, Cuiabá completa 301 anos de fundação nesta quarta-feira, 8 de abril, mas, ao contrário dos outros anos em que a data era comemorada com extensa programação, não há nenhuma festa. O motivo é a pandemia do novo coronavírus. Para evitar a propagação do vírus, eventos, entre outras atividades vírgulas estão suspensos.

Os preparativos dos eventos comemorativos estavam sendo planejados, mas ainda não tinham sido divulgados. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o cronograma de aniversário da cidade estava quase concluído, mas foi suspenso e todas as atividades que aconteceriam em abril e maio foram canceladas.

No dia 16 de março, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) baixou o primeiro decreto suspendendo todas as atividades da prefeitura e recomendou o cancelamento de eventos privados acima de 50 pessoas. A partir desse dia, foram baixados outros decretos que reforçaram o cancelamento de eventos, atividades comerciais e celebrações na capital.

A suspensão ou cancelamento das atividades e eventos é para evitar a propagação da Covid-19. A recomendação é evitar aglomerações de pessoas e as pessoas fiquem em casa para se proteger.

No ano passado, quando a capital completou o tricentenário foram realizadas várias atividades durante todo o ano.

Emanuel disse que essa situação é diferente dos 300 anos da história de Cuiabá. Para ele, nesse momento a melhor forma de dizer que amamos alguém é ficar distante das pessoas.

O isolamento social é necessário e ainda mais para demonstrar o afeto e amor aos idosos e as pessoas de grupos de risco.

“Evite sair de casa, só se houver necessidade muito grande. Essa é a melhor de demonstrar o cuidado e o zelo por quem você muito ama e de presentear a nossa linda, eterna, hospitaleira e solidária Cuiabá nos seus 301 anos da nossa cidade”, declarou o prefeito.

Em 2019, até um bolo de aniversário gigante foi montado no entorno da Praça Alencastro e distribuído com a população. Também teve show de humor com Nico e Lau, apresentações do Grupo Flor Ribeirinha e outras atrações.

Para a prevenção do coronavírus, além de Cuiabá, outros municípios de Mato Grosso cancelaram as comemorações de aniversário, nos meses de abril e maio, entre eles Sorriso, Ipiranga do Norte, São José do Rio Claro e Itanhangá.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta terça-feira (7), em Mato Grosso foram confirmados 78 casos de Covid-19. Uma pessoa morreu com o diagnóstico da doença. Mais da metade dos casos da doença foram registrados na capital.


Amazonia 03 de Junho