Em Confresa, três pessoas são conduzidas por desmatamento ilegal

Operação conjunta foi realizada pela Sema e polícias Civil e Militar

0

Uma operação conjunta realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar flagrou uma área de desmatamento ilegal próxima ao município de Confresa (a 1.013 km de Cuiabá). Três pessoas foram conduzidas para a delegacia pelo crime ambiental e liberadas mediante pagamento de fiança.

A infração ocorreu na área de reserva legal de uma propriedade em uma região conhecida como Pé de Caju, onde a equipe encontrou 87 árvores das espécies jatobá, mirindiba e cedro já derrubadas sendo transformadas em pranchas e lascas. Na operação realizada na última semana, a Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Confresa também também lavrou termo de embargo da área e aplicou de multa de R$ 40 mil, sendo R$ 500 por árvore derrubada.

Atividade essencial

As atividades de fiscalização ambiental, que incluem as ações de monitoramento e controle de crimes ambientas como desmatamento e exploração florestal ilegais, pesca predatória, caça illegal, poluição causara por empreendimentos, dentre outros, seguem em pleno funcionamento.


De acordo com artigo 8o., inciso XXVI, do decreto Estadual 432/2020, a fiscalização ambiental é considerada atividade essencial no estado. Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 65 3838 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).


--Continua depois da publicidade ©--