Como se manter ocupado durante a quarentena

A quarentena e o isolamento social tem despertado diferentes sentimentos. Manter-se ocupado durante estes tempos estranhos é a melhor forma de evoluir mentalmente com saúde.

Fonte: CenárioMT

reading 4045414 1920
Fonte: Imagem de Joseph Redfield por Pixabay

Uma crise sem precedentes que acometeu o mundo inteiro. O coronavírus transformou a vida de milhares de pessoas e o isolamento social tem sido um desafio para muita gente. Porém, mesmo em tempos estranhos é possível evoluir mentalmente e se manter ocupado de forma saudável. Conheça 5 dicas práticas que selecionamos para te ajudar nesta tarefa e fazer com que a quarentena seja mais leve.

Aprenda algo novo

Com mais tempo livre, a ansiedade e as preocupações podem facilmente tomar conta dos pensamentos. Uma boa forma de controlar os sentimentos é focando sua atenção em aprender algo novo. O fator novidade acaba despertando a curiosidade que é inerente do ser humano, especialmente se for um tema não tão frequente na sua rotina.

Para aproveitar ainda mais o tempo da quarentena, você pode se dedicar a estudar algo que tenha impacto em sua vida profissional, como um idioma. Que tal aprender o idioma espanhol e praticá-lo assistindo a estréia da Casa de Papel 4 na Netflix sem legendas? A Babbel possui um curso online muito interessante para você baixar no seu mobile. É uma ótima oportunidade para ocupar o seu tempo durante estes tempos estranhos.

Além disso, você pode optar por fazer algum curso que sempre teve vontade, mas nunca teve tempo. Seja um curso de artesanato, instrumento musical, técnicas de marketing, finanças, enfim. Opções não faltam na Internet para aprender e manter a mente ativa de uma forma saudável, deixando as preocupações com o coronavírus bem distantes.

Aproveite a tecnologia à seu favor

Ter tanta tecnologia disponível neste momento de quarentena é um grande trunfo para manter a saúde mental equilibrada. Com apenas um smartphone, você consegue utilizar diferentes recursos para ter mais qualidade de vida, seja assistindo canais do YouTube, acompanhando séries e filmes em plataformas streaming ou participando de lives nas redes sociais.

Outra forma de utilizar a tecnologia à seu favor é ao encurtar distâncias. Se as visitas presenciais não são mais possíveis por conta da transmissão do Covid-19, as vídeo chamadas funcionam bem para sentir que estamos próximos de quem gostamos. Quem tem um grupo de amigos ou uma família maior pode unir várias pessoas na mesma ligação. Uma forma diferente de compartilhar os momentos.

Atividade física é importante

Fonte: Freepik

Praticar uma atividade esportiva provoca benefícios que vão além do aspecto físico, impactando também no psicológico. Ao fazer um exercício, o corpo libera hormônios capazes de melhorar o humor, dar sensação de bem-estar e até colaborar positivamente para quadros de depressão e ansiedade. Ou seja, realizar alguma atividade física, mesmo na quarentena, é fundamental para a saúde mental.

Existem vários exercícios que podem ser feitos em lugares limitados, como a sala ou o quarto. Conteúdo sobre o tema não falta na Internet, seja vídeos no YouTube ou lives no Instagram apresentadas por educadores físicos profissionais. Se possível, separe meia hora diariamente para colocar o corpo em movimento e lembre-se de caminhar regularmente pela casa ao longo do dia, para favorecer a circulação sanguínea e oxigenação cerebral.

Desconecte-se

Com tantas notícias surgindo o tempo todo nas redes sociais e em portais especializados, manter a mente tranquila, principalmente na quarentena, é um verdadeiro desafio. Essa quantidade de informação impacta até mesmo na saúde: já existem milhões de casos de pessoas com vício em internet, com uma dependência psicológica de estar sempre conectado.

Estar bem informado é importante, mas se as atualizações estão te fazendo mal, tente passar alguns momentos do seu dia totalmente desconectado. Nesse período, você pode meditar, ler um livro, ouvir música ou realizar qualquer outra atividade relaxante. É uma maneira simples de ter conforto mental e manter-se ocupado durante estes tempos estranho de forma saudável.

Se nada funcionar, busque apoio emocional

Quando se trata de sentimentos, nem sempre as coisas funcionam de acordo com nossas expectativas. Se a situação da quarentena e isolamento social estiver sendo muito complexa para você, busque apoio emocional. Muitos psicólogos já estão atendendo de forma online, uma ótima saída para manter a saúde mental neste período.

Por mais difícil que o momento seja, é importante aproveitar o tempo disponível para evoluir mentalmente, mantendo o cérebro ocupado com coisas positivas. Ao final desta fase, certamente estaremos mais empáticos e preparados para outros desafios.