Sefaz apreende mais de R$ 140 mil em mercadorias sem nota fiscal

Trabalho realizado pela fiscalização interceptou caminhões que “furaram o posto” por carregar mercadorias irregulares

Fonte: Sefaz/MT

Furo de posto Barra do Garças
Foto por: Sefaz/MT

A Secretaria de Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência de Controle e Fiscalização de Trânsito (Sucit), apreendeu entre os dias 21 e 31 de março, 22 caminhões que não realizaram a parada obrigatória no posto fiscal de Barra do Garças, ou seja, que “furaram o posto”. A falta de documentação fiscal das mercadorias foi a principal irregularidade constatada pelos agentes de fiscalização.

Entre os itens apreendidos estão produtos, máquinas e peças agrícolas, alimentos, bebidas, tabaco, equipamentos eletrônicos e artigos esportivos. Brinquedos, embalagens plásticas e materiais de construção também foram encontrados nas cargas vistoriadas. As mercadorias foram avaliadas em R$142.986,76.

Ao todo, 19 contribuintes foram autuados pelas infrações cometidas e tiveram Termos de Apreensão e Depósito (TADs) lavrados, referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e multas, que correspondem a 10% do imposto devido pela operação. Oito ainda não recolheram os impostos e multas devidos e continuam com a carga apreendida.

As ações de fiscalização, em postos fiscais e principais rodovias estaduais, foram mantidas durante este período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. A Sefaz ressalta que o trabalho realizado pelos agentes e fiscais de tributos ocorre de forma segura, seguindo as determinações dos órgãos de saúde, garantindo e preservando a saúde dos servidores e contribuintes.

[Continua depois da Publicidade]

A fiscalização é fundamental e visa coibir a prática de irregularidades fiscais, combatendo a sonegação e reduzindo a concorrência desleal. As principais irregularidades detectadas durante as ações são: transporte de mercadorias sem documento fiscal ou com documentação inidônea, furo de posto fiscal com mercadorias vindas de outros estados e erros no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.