Famílias de Lucas do Rio Verde empreendem na criação de aves livres de antibióticos

Produtores integrados à BRF atuam com as diretrizes de bem-estar animal da companhia para atender linha Sadia Bio

Fonte: Priscilla Rosa especial para o CenárioMT

No contexto culinário, o termo frango remete a qualquer prato preparado com a carne de aves como as galinhas
Foto: arquivo ABPA

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, em parceria com produtores integrados da cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, compartilha a história das famílias que criam frangos livres de antibióticos, alimentados com ração 100% vegetal e com as diretrizes de bem-estar animal da companhia.

A iniciativa contempla a linha Sadia Bio, que tem por objetivo destacar a origem dos alimentos e a rastreabilidade. Com oito produtos, que incluem filé de peito, coxa e sobrecoxas, a BRF é pioneira no mercado ao disponibilizar a função de rastreabilidade, que permite que o consumidor saiba a origem do produto que está colocando à mesa.

Com o número do lote em mãos, localizado na embalagem do produto, é possível saber qual família criou o frango que está consumindo. O caminho é simples: basta acessar o site oficial e digitar o código do produto. Dessa forma, a Sadia reforça o relacionamento de transparência com o consumidor, um dos pilares do posicionamento da marca.

Pensando nisso, a marca reuniu e contou a história das famílias que fazem parte da produção da linha Sadia Bio. A família Tenfen é uma delas. Há 12 anos, Antônio, que é de Cafelândia (PR), convidou a esposa, que era enfermeira, e o irmão, construtor e morador em Curitiba, para investirem na cidade de Lucas do Rio Verde. O desafio foi aceito e eles construíram do zero a fazenda, o aviário e as acomodações. Hoje, se enchem de orgulho por possuírem a certificação “Certified Humane”, um dos selos mais importantes do mundo no quesito de bem-estar animal, obtido somente por granjas que garantam um ambiente que estimule o comportamento natural das aves. Além disso, os produtores devem estabelecer uma dieta nutritiva, sem o uso de antibióticos preventivos.

[Continua depois da Publicidade]

Outra família produtora da linha Sadia Bio é a Trentin, composta por Armando, Rosângela e os filhos João Pedro e Adolfo. Eles viviam da renda de um restaurante em Tangará da Serra (MT). Porém, precisavam de algo novo para crescer. Foi por isso que, em 2007, quando surgiu a oportunidade de firmar parceria com a Sadia, a família não pensou duas vezes e se mudou para Lucas do Rio Verde. Na cidade, eles construíram uma bela fazenda e aviários com os mais rigorosos preceitos de bem-estar animal. “Amamos o que fazemos e ficamos muito gratos em saber que contribuímos para levar o melhor alimento à mesa do consumidor”, enfatiza o filho do seu Armando, o Adolfo Trentin, que é veterinário.

A produtora Izabel Galeski, de Cafelândia (PR), filha de pais avicultores, escolheu o setor da educação para trabalhar até 2007. Mas, como o caminho seguido pelo seu pai era muito presente, Izabel, ao lado de seu marido, foi cuidar da fazenda em Lucas do Rio Verde, comprada pelo seu pai. A parceria com a Sadia deu tão certo, que hoje já são 13 anos de sucesso. “Como meu pai dizia, produzir alimentos para alimentar os outros é alimentar o coração. É satisfação!”, finalizou a produtora.

“A BRF está conectada às tendências globais e com a linha Sadia Bio estamos aproximando as pessoas dos produtores e disponibilizando ferramentas para que elas possam acompanhar de perto a origem do seu alimento”, reforça Marcelo Suárez, diretor de marketing da BRF.

O compromisso BRF também ganha força com a família Nadin. Delir cuidava de um restaurante em Realeza (PR). Nesse pequeno município do interior do Paraná, conheceu Clarice, que trabalhava com agricultura no sítio da família. Em 1994, eles se casaram e mudaram-se para Lucas do Rio Verde. A primeira atividade do casal na cidade foi como agricultores arrendatários. Aos poucos, o negócio foi crescendo e, em 2006, deram mais um passo e se tornaram parceiros Sadia. Hoje, já são 8 galpões de 150 metros quadrados. “Somos muito gratos por trabalhar em parceria com a Sadia e colocar alimentos de qualidade na mesa das pessoas”, comemora o produtor Delir.