Confirmado 1° caso de coronavírus em Nova Mutum, paciente já recebeu alta hospitalar

Fonte: Edinaldo Nogueira e Diego Weber – Assessoria

5e87d5db290a0185d46be5538f081462168d8ca44d680

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, no final da tarde desta sexta-feira, 03, o primeiro caso testado positivo para coronavírus (covid-19) em Nova Mutum, através de exame realizado no Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen/MT).

O paciente do sexo masculino, de 33 anos, deu entrada no hospital municipal na última sexta-feira, 27, com sintomas de febre, tosse e com dificuldade respiratória, quadro considerado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Segundo o próprio paciente o início dos primeiros sintomas aconteceram a partir do dia 18 de março.

Assim que deu entrada na unidade hospitalar em Nova Mutum, o paciente foi internado em uma ala isolada, preparada para receber pacientes com suspeita de covid-19. A equipe médica iniciou o tratamento em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde.

[Continua depois da Publicidade]

O paciente que teve o diagnóstico confirmado, não possuiu nenhum tipo de doença pré-existente (comorbidade). Ele esta sem sintomas e saiu do isolamento de 14 dias no dia 01/04 (conforme preconizado).

A equipe da unidade de saúde, da qual pertence o paciente realiza todo acompanhamento familiar.

A confirmação do caso suspeito eleva o grau da classificação de risco em Nova Mutum, uma vez que ainda não foi identificado se o paciente contraiu o vírus por transmissão local – que é quando ele tem contato direto com alguém que esteve em regiões do país com casos confirmados – ou se foi a através de transmissão comunitária – que é quando o vírus já está espalhado e não é possível fazer rastreamento de sua origem.

Com a confirmação deste primeiro caso Nova Mutum passa a ter o seguinte cenário; 19 casos suspeitos leves de coronavírus, nenhum paciente hospitalizado, 22 descartados e 01 confirmado.

A secretária Municipal de Saúde, Anke Schwabe cita que este é um momento de muito cuidado e pede para que a população siga as orientações dos profissionais de saúde. “Hoje recebemos a confirmação deste primeiro caso, sabíamos que pela forma com que o vírus está se propagando ele chegaria até nossa cidade, estamos fazendo todo um amplo sistema de monitoramento das pessoas que esse paciente se relacionou, quem for sendo identificado será submetido ao isolamento para quebrarmos esse ciclo de propagação do coronavírus”, destaca.

Anke reforça que a partir de agora cada cidadão mutuense precisa adotar ainda mais medidas preventivas no sentido de evitar uma crescente de casos no município. “Esse é um momento que precisamos muito do cidadão, estamos lutando contra um vírus que está se propagando muito rápido. Neste sentido pedimos que os cidadãos só saiam de casa para fazerem o essencial, evitando aglomerações de pessoas e tendo um cuidado extremamente alto com pessoas acima de 60 anos, considerados do grupo de risco”, ressalta.

Paciente que está na UTI em Lucas do Rio Verde por suspeita de coronavírus testa negativo

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.