Após ‘afrouxar’ isolamento social, Lucas do Rio Verde vive dia intenso com filas em bancos

Fonte: DAYA SILVA/ CENÁRIOMT

2DESCTAQ

Cinco dias após a Associação Comercial de Lucas do Rio Verde (ACILVE) e Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) solicitarem a reabertura de estabelecimentos comerciais, a cidade vive uma segunda-feira (30) completamente normal. O vai-e-vem de veículos e pessoas é frenético.

O Decreto Municipal nº 4.689/2020 flexibilizou na última quinta-feira (26) o funcionamento do comércio. O decreto trouxe à tona também, recomendações que busca o equilíbrio entre o combate à doença e a situação econômica no município.

Mesmo com orientações específicas, como, evitar aglomerações de pessoas, proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos e distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, foi possível constatar que tais recomendações não estão sendo respeitadas em algumas áreas da cidade, conforme o decreto.

No centro de Lucas do Rio Verde, local em que concentra maior movimento de transeuntes, as portas das agências bancárias serviam como pontos de aglomerações de pessoas, entre elas, idosos.

[Continua depois da Publicidade]

Idosos, pessoas com determinadas doenças e gestantes fazem parte do chamado grupo de risco.

Por outro lado, percebe-se que há de fato comerciantes atentos às normas sanitárias, pois grande parte disponibilizou produtos de limpeza e água corrente para a assepsia dos clientes. Bem como o reforço na higienização dos estabelecimentos comerciais.

Ressalta-se que continuam suspensos eventos ou atividades que demandem aglomeração de público, como reuniões, festas, cultos, missas e celebrações religiosas presenciais, e está proibido o funcionamento de feiras, parques públicos e privados, casas de shows, bares, boates, casas noturnas e similares, academias, ginásios esportivos e campos de futebol.

As atividades escolares públicas e privadas continuam suspensas até o dia 05 de abril de 2020.

DADOS ATUALIZADOS DO CORONAVÍRUS ÀS 14H48, DIA 30/03/2020

Em Lucas do Rio Verde

WhatsApp Image 2020 03 29 at 20.44.11

Em Mato Grosso 

Mato Grosso tem 16 casos confirmados de coronavírus e 556 casos são investigados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde ontem, domingo (29).

No Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 12h55 desta segunda-feira (30), 4.371 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 141 mortos.

 

[Continua depois da Publicidade]