Em 8 dias, fiscalização notifica 270 locais com aglomerações durante pandemia da Covid-19 em MT

Fonte: G1 MT

1 589
Foto: Polícia Militar/Divulgação

Desde a publicação do decreto estadual 419/20, em 20 de março deste ano, que estabeleceu medidas para o isolamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus, a Polícia Militar e equipes de fiscalização notificaram 270 locais com aglomerações de pessoas.

Em apoio a instituições de defesa do consumidor e de Saúde Pública, a polícia fechou 70 bares e de três postos de combustíveis.

De acordo com dados preliminares da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatísticas (Spoe/PMMT), em todo o estado, foram 25 pessoas conduzidas à delegacias por resistência ao cumprimento das determinações legais, a maioria donos de estabelecimentos comerciais de venda de bebidas alcóolicas.

O município com mais locais aglomerados durante o período de isolamento social, foi Nova Mutum, com população estimada em 45 mil habitantes, foram registradas 20 ocorrências de estabelecimentos lotados. As denúncias foram feiras por moradores da cidade.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Polícia Militar, em Cuiabá foi preciso intervir em 15 locais aglomerados.

Outras aglomerações também foram registradas em Nobres, por exemplo, município com 15 mil habitantes, e sete aglomerações dispersadas.

Já em Campinápolis e Nova Xavantina, as equipes de fiscalização desfizeram seis aglomerações em cada.

A polícia informou que criou um sistema próprio de monitoramento para esse período de pandemia e já contabiliza mais de 12 mil atendimentos de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre as medidas emergenciais adotadas pelo estado e municípios.