Secretário de Saúde diz que MT já comprou 10 mil testes rápidos para coronavírus e cita demora no resultado de diagnósticos

Fonte: G1 MT

1 570
Foto: Reprodução

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou nessa sexta-feira (27) que o governo de Mato Grosso já comprou 10 mil testes rápidos para coronavírus para atender as unidades de saúde da rede estadual.

Segundo ele, outros 20 mil testes rápidos já estão sendo providenciados pelo estado.

Ele explicou que os testes não serão distribuídos aos municípios e estão à disposição dos hospitais da rede estadual, para testar pacientes que chegam com sintomas mais evidentes da Covid-19 e também para testar os profissionais de saúde que atuam nesses locais.

Gilberto também disse que o estado comprou 20 mil testes para encaminhar ao Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen).

[Continua depois da Publicidade]

Para Gilberto Figueiredo, a quantidade de testes enviados pelo governo federal, que são 100 unidades, é insuficiente para atender a demanda.

Ele também citou nessa sexta-feira diversos fatores, como a demora, para a conclusão dos exames em Mato Grosso.

“Com certeza a demora atrapalha, mas nós só podemos divulgar e aceitar os casos quando realmente temos a confirmação, disse ele durante entrevista coletiva transmitida pelo Facebook.

Mato Grosso tinha, até sexta-feira, 556 casos suspeitos de Covid-19 e 11 casos confirmados, sendo oito em Cuiabá, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde.