Defensoria recomenda que Prefeitura de Cuiabá priorize a imunização de servidores do sistema penitenciário

Fonte: G1 MT

1 577
Foto: Defensoria Pública de MT/Assessoria

A Defensoria Pública de Mato Grosso encaminhou nessa sexta-feira (27) uma notificação recomendatória ao secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antônio Possas de Carvalho, para que promova a imediata vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe H1N1, nos servidores que atuam no atendimento do sistema penitenciário da capital, assim como em toda a população carcerária, dos complexos masculino, feminino e ainda dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo do Pomeri.

A medida tomada pelo Núcleo da Infância e Juventude de Cuiabá, e assinada pelo defensor público Alysson Costa Ourives, diante do quadro de Covid-19 instalado no estado, pede resposta à recomendação.

As vacinas para estes profissionais e reeducandos estão previstas para serem realizadas na terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem previsão de início para o dia 9 de maio, data definida pelo Ministério da Saúde, porém, não há como antecipar ou priorizar a imunização desse grupo, já que o governo federal está enviando as doses de vacina de forma fracionada para os municípios, impossibilitando a continuidade ininterrupta da imunização, inclusive dos grupos de risco.

Alysson Ourives esclarece que embora a vacina não combata o coronavírus, a imunização facilita no diagnóstico de prováveis infectados pela Covid.

[Continua depois da Publicidade]
Neste período de contingência por conta da Covid-19, a Defensoria Pública de Mato Grosso adotou diversas medidas para continuar trabalhando em prol de grupos socialmente vulneráveis.