Presos confeccionam máscaras de proteção para doação a pessoas de grupos de risco do coronavírus em MT

Fonte: G1 MT

1 552
Foto: Prefeitura de Alto Araguaia-MT/Assessoria

Os presos da cadeia pública de Alto Araguaia, a 415 km de Cuiabá, estão confeccionando máscaras de tecido para doar a pessoas que fazem parte do grupos de risco do Covid-19.

O trabalho começou nessa quinta-feira (26), por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh-MT) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que forneceu os materiais necessários para a fabricação de 1.500 unidades.

As confecções das máscaras são feitas por meio do projeto Educando para Ressocializar, desenvolvido na cadeia pública de Alto Araguaia.

Por dia devem ser confeccionadas 80 peças, em tricoline. A máscara segue as medidas exigidas, cobrindo totalmente a boca e o nariz sem deixar espaços nas laterais. Depois de costuradas, as máscaras são esterilizadas e embaladas para entrega.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Seads, o produto será destinado a pessoas que fazem parte do grupo de risco de Covid-19 e famílias em estado de vulnerabilidade, como integrantes do Lar de Longa Permanência Asilo Tia Nega.

As máscaras também serão distribuídas para profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento e aos órgãos públicos, incluindo Vigilância em Saúde, servidores da Assistência Social e 15º Batalhão de Polícia Militar.

Ao todo, são seis detentos trabalhando na produção. Por causa do trabalho, eles recebem remição de pena. A cada três dias trabalhados é descontado um dia da pena.