Sinop: nenhuma confirmação de coronavírus; 29 suspeitas investigadas

Fonte: CenárioMT

sinop nenhuma confirmacao de coronavirus 29 suspeitas investigadas 904079
Último relatório técnico da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso indica que Sinop contabiliza 29 casos suspeitos do novo coronavírus. Ao todo, 31 foram notificados, sendo dois descartados. Até o momento, Sinop não tem registro confirmado da doença. É o que reafirmaram a prefeita Rosana Martinelli, o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, e o secretário Municipal de Finanças, Astério Gomes, durante coletiva concedida, via internet, no início da noite desta quarta-feira, 25 de março.
Como o resultado dos exames depende da liberação pelo Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), em Cuiabá, responsável por todos os testes do Estado, prevê-se que nos próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde deva ter os resultados oficiais dos exames que estão sendo feitos na capital. O secretário municipal Kristian Barros falou sobre o assunto. Ao ser questionado por jornalistas lembrou que há a possibilidade de os resultados saírem em massa.
Mesmo com algum deles vindo a confirmar a ocorrência do coronavírus, não significa um alastramento da doença. “O que ocorre é que todos os exames estão em análise praticamente ao mesmo tempo. Sem dúvida, iremos divulgar com muita transparência todo e qualquer resultado que obtivermos. Não vejo a divulgação de casos confirmados de forma negativa, inclusive, é importante para que todos fiquem cientes da real situação e talvez tenham ainda mais consciência de que é necessário ficar em casa e tomar todas as medidas de precaução para evitar o contágio”, salientou durante a entrevista.
A prefeita Rosana Martinelli tornou a pedir cautela para a população e respeito às medidas adotadas pelos órgãos que visam garantir o controle do contágio. “Agradeço a todos que entenderam a gravidade da situação que estão se precavendo e tendo consciência. Essas decisões afetam muitas pessoas, muitos setores, sabemos disso. Mas é um momento em que precisamos muito da ajuda de todos. De uma coisa temos certeza, Sinop não será mais a mesma após  essa situação, mas se fizermos nosso melhor hoje, com certeza iremos superar tudo e com o mínimo de impacto possível”.
Até este momento, Mato Grosso registrou nove casos confirmados, sendo seis em Cuiabá, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde, interior do Estado.

PLANO DE AÇÃO
Desde o agravamento do cenário mundial acerca do coronavírus, a Prefeitura de Sinop vem instituindo medidas preventivas e com foco na preservação da vida. Um decreto publicado pela prefeita Rosana Martinelli instituiu o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretarias municipais diversas e voltado à implementação de planos de trabalho e medidas de enfrentamento.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.