Indígena morre após ser internada com sintomas de coronavírus em MT

Fonte: OLHAR DIRETO

1 485
Foto: Ilustração

Uma índia da etnia Xavante morreu na segunda-feira (23), após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (a 518 quilômetros de Cuiabá), com sintomas semelhantes de coronavírus.

No mesmo dia, duas pacientes foram internadas na unidade de saúde, sendo que uma delas teve o quadro de tuberculose constatado. A outra morreu logo depois.

A paciente com tuberculose se encontra em isolamento conforme protocolo do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colheu amostras das duas pacientes e aguarda resultado de Covid-19 enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

Por meio de nota, a Pasta disse que ainda é prematuro qualquer afirmação de se tratar de um caso de coronavírus, pois, somente o resultado oficial emitido pelo Lacen, pode se confirmar a testagem positiva ou negativa.

[Continua depois da Publicidade]

Casos em Mato Grosso 

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, atualizou os dados do coronavírus em Mato Grosso e informou que, após o credenciamento de dois laboratórios particulares na Capital, subiu para 6 o número de casos confirmados da Covid-19. Todos os casos são da região metropolitana, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. Outros dois casos de Rondonópolis ainda aguardam contraprova.

Figueiredo destacou que esses números podem aumentar na terça-feira (24), tendo em vista que vários testes realizados no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, ficarão prontos nesta madrugada. Por hora, Mato Grosso monitora 210 casos suspeitos. No país, já foram confirmadas 34 mortes e 1891 casos confirmados no 26 estados e no Distrito Federal.