Profissionais de saúde em MT fazem campanha para incentivar população a ficar em casa: ‘Fique em casa por nós’

Fonte: G1 MT

1 389
Foto: HGU/Divulgação

A rotina ininterrupta dos profissionais de saúde é habitual, mas, com a pandemia do Covid-19, eles começaram a ser notados com mais amor e importância. Os enfermeiros, técnicos e médicos de hospitais em Cuiabá postaram fotos das equipes em redes sociais para incentivar cuidados e precauções. A mensagem é que a população fique em casa.

O Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT) produziu um vídeo dos profissionais de todas as alas e o Hospital Geral Universitário fez fotos com equipes da Unidade de Terapia Intensiva e do Centro Cirúrgico, ambos representando todos os profissionais que trabalham nas entidades.

Os profissionais produziram imagens com mensagens de incentivo e respeito a situação de prevenção da doença. Eles aparecem levantando palavras escritas em folha de papel e formando mensagens dizendo para que as pessoas fiquem em casa e eles cuidarão dos pacientes.

O vídeo e as fotos foram publicadas nas redes sociais dos hospitais e estão sendo compartilhadas na internet. O objetivo principal é que a população permaneça em casa para se prevenirem contra o novo coronavírus.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Hcan, que possui 450 profissionais, a intenção também é uma campanha para evitar a circulação de pessoas no hospital e assim conscientizar que os pacientes são considerados grupo de riscos e, por isso, várias medidas estão sendo tomadas, como a suspensão ou limitação de visitas.

Além do vídeo, um cartaz produzido pelo Hospital de Câncer mostra uma criança paciente mostrando a mensagem com os dizeres: “Minha imunidade é fraca por favor fique em casa’.

Essa onda de solidariedade e responsabilidade está sendo realizada em todo o país. Várias entidades e instituições de saúde estão publicando vídeos e fotos com profissionais de saúde. A ideia é incentivar que a população fiquem em casa e tome os cuidados necessários para evitar a proliferação do novo vírus.

O apoio aos trabalhadores da saúde também motivou a ação chamada “Aplauso do bem” convocado pelas redes sociais para a noite de sexta-feira (20). O objetivo é aplaudir das janelas de casa às 20h30 no horário de Brasília e às 19h30 no horário de Mato Grosso, em homenagem aos funcionários e profissionais de saúde que tratam dos suspeitos e infectados pelo coronavírus.

O Hcan informou que por recomendação da Sociedade Brasileira de Oncologia, considerando os riscos e benefícios, os pacientes sem sintomas compatíveis com o Covid-19, como febre, tosse e coriza, devem manter o tratamento oncológico normalmente.

Já os pacientes que apresentarem sintomas deverão procurar o hospital de referência para seguimento clínico. Nesse caso, o tratamento oncológico deverá ser suspenso temporariamente por 15 dias.

Na situação específica, os familiares e pacientes devem ligar e reagendar uma nova data. Os retornos de pacientes para tratamento de radioterapia estão suspensos e o próximo atendimento será reagendado em caso de sintomas gripais. A radioterapia para os pacientes que já estão em tratamento serão mantidos.

Incidência no estado

Em Mato Grosso um caso da doença foi confirmado em Cuiabá. O resultado foi divulgado no fim da noite de quinta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O Boletim Epidemiológico atualizado na quinta-feira apontou que o estado tem 58 casos suspeitos sendo investigados pela própria secretaria.

O Ministério da Saúde e as secretarias estaduais divulgam os dados atualizados no país e nos estados todos os dias a partir de 16h.