Bloqueio químico é arma contra mosquito Aedes Aegypti em Lucas do Rio Verde

Manter os quintais limpos e eliminar todos os possíveis focos é a maneira mais eficaz para combater o mosquito.

Fonte: Cenário MT

3 2

O bloqueio químico consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

 

Diante do surto de dengue em que o município de Lucas do Rio Verde está passando, onde contabiliza mais de 854 casos de primeiro de janeiro até esta sexta-feira, 20 de março, a Secretaria de Saúde, através da equipe de endemias, vem realizando diversas ações para diminuir as incidências da doença no município.

O bloqueio químico com fumacê, utilizando bombas costais, é uma forma de conter a proliferação do mosquito. Trata-se da aplicação de veneno nas localidades onde há notificações de suspeita de dengue.

De acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Bespalez, o bloqueio já foi realizado em mais de 284 quadras. Porém, para que o resultado do bloqueio tenha realmente resultado eficaz, é preciso que a população mantenha seus quintais e casas limpos, sem qualquer ponto de acumulo de água parada.

[Continua depois da Publicidade]

124 pessoas testaram positivas para dengue. Um caso de óbito está em investigação para dengue grave (hemorrágica). Outros 729 aguardam resultado.

“Realizamos o bloqueio químico com fumacê em 284 quadras. Realizamos 182 visitas em pontos estratégicos (ferro velho, borracharias, algodoeiras e grandes construções). Nesse período os agentes de endemias visitaram 17.219 imóveis, fizemos 1739 delimitações de focos, além da eliminação de quase 60 mil criadouros de mosquito”, disse o Secretário de Saúde, Rafael Bespalez, afirmando que são ações importantes para o combate da dengue, que serão reforçadas com o mutirão de limpeza que inicia segunda-feira (23).

 

Veja também