MT: piloto e funcionários de empresário que testou positivo para coronavírus apresentam sintomas

Fonte: OLHAR DIRETO

mt piloto e funcionarios de empresario que testou positivo para coronavirus apresentam sintomas 902380

O empresário de 50 anos, que testou positivo para coronavírus, em Cuiabá, crê que outras pessoas tenham contraído a doença após ter contato com ele, quando ainda não tinha nenhum dos sintomas da Covid-19. Entre os possíveis infectados estão moradores de outro Estado, seu piloto e outros funcionários. No total, foram três unidades da federação visitadas nos últimos dias.

 

“Acho que os números são alarmantes em Mato Grosso, que não são poucos casos. Neste pouco tempo, eu estive com funcionários, minha esposa e o nosso piloto, sendo que todos já apresentaram os mesmos sintomas do coronavírus. Todos estão em isolamento, já faz algum tempo”, disse o empresário em entrevista.

O homem revela também que funcionários seus, que estão no Pará e tiveram contato com seu piloto, também já apresentaram sintomas.

O empresário viajou para Miami, há menos de 20 dias. Depois disto, passou por São Paulo (duas vezes), Belo Horizonte e Brasília, antes de chegar a Cuiabá. “Acredito que peguei em São Paulo, já que a viagem para os Estados Unidos foi há quase 20 dias”.

[Continua depois da Publicidade]

Além do caso do homem, o Hospital Santa Rosa informou que mais um paciente testou positivo para o coronavírus. Até o momento, foram dois os confirmados com a doença. A contraprova ainda é aguardada para que o Ministério da Saúde trate o caso com oficial.

Rondonópolis

A cidade de Rondonópolis foi a segunda de Mato Grosso a confirmar um caso de coronavírus, pelo menos em exame preliminar. A informação foi divulgada no fim da tarde desta terça-feira (17), pela própria prefeitura e a Unimed, já que a paciente, que tem 59 anos e é diabética, está internada em sua unidade.

O médico infectologista Juliano Bevilacqua, que também integra o Comitê de Gestão de Crises, orientou  a população a evitar circular pela cidade e somente ir para hospitais em casos emergenciais. Segundo ele, pessoas que tiverem sintomas de gripe devem permanecer em casa e procurar hospitais somente se apresentarem febre alta e dificuldades respiratórias.

Estado

O estado apresentou, até o momento, 49 casos, sendo que hoje 25 casos são considerados suspeitos, 7 foram descartados – destes, 3 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Os três casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen-MT, para validação do resultado divulgado, ou a apresentação da documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.