Resultado que pode confirmar se Andressa foi vítima de dengue grave deve sair em até 10 dias

Paciente estava em acompanhamento alguns dias, afirma Secretário de Saúde

Fonte: Cenário MT

WhatsApp Image 2020 03 11 at 18.41.53 1
WhatsApp Image 2020 03 11 at 18.41.53 1
FOTO: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde espera receber em até 10 dias o resultado do exame enviado para o Laboratório Central do Estado – LACEN – para confirmar se a jovem Andressa Monalissa de Oliveira, 24 anos, faleceu em decorrência de dengue grave (hemorrágica). O caso segue tratado como suspeito.

 

A jovem faleceu na tarde dessa quarta-feira (11) quando recebia atendimento médico no setor de emergência do Hospital São Lucas, e não em uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI – como informando anteriormente pelo CenárioMT.

 

[Continua depois da Publicidade]

Ainda na quarta-feira, de acordo com o Secretário de Saúde, Rafael Bespalez, Andressa passou mal e foi levada por familiares para o Pronto Atendimento Municipal – PAM – onde o quadro clínico piorou e foi encaminhada para o hospital São Lucas, evoluindo para morte.

WhatsApp Image 2020 03 12 at 18.12.52 1“Essa paciente já estava sendo acompanhada, já alguns dias pela equipe dos profissionais do serviço público de saúde, do serviço particular e também do hospital São Lucas. Estava recebendo o tratamento previsto de acordo com o protocolo para suspeita de dengue. A paciente tinha uma situação clinica prévia e é possível que tenha agravado em razão da dengue, e por isso levado a esse resultado”, enfatizou Bespalez.

Diante da situação, foi aberta uma investigação sanitária conforme protocolo e coletados exames. “Mesmo tendo resultados de exames particulares, ainda assim pelo protocolo do SUS, foram coletados exames que foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado. Então, aguardamos os resultados dos exames chegaram para fecharmos a parte investigativa”.

De acordo com a gestora do hospital São Lucas, Gabriela Refatti, a equipe médica realizou todas as manobras possíveis para estabilização do quadro clínico da paciente, assim que deu entrada na quarta-feira na unidade hospitalar.

WhatsApp Image 2020 03 12 at 18.12.52Na verdade, todo paciente que chega a emergência é estabilizado e se o quadro for grave, ele vai para a UTI. A emergência é equipada com todos os equipamentos que tem em uma UTI para fazer a estabilização e após isso, ai ele é deslocado para o leito UTI se houver necessidade. Mas nesse caso especifico a paciente não chegou a ir para UTI, o atendimento foi feito na emergência, esclareceu Refatti.

 

 

 

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.