Farmácia popular: O programa do governo que oferece remédios de graça no Brasil

Fonte: CenárioMT

farmacia popular programa de remedios gratuitos do sus

Você sabia que é possível retirar medicamentos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) através do Farmácia Popular?

Algumas doenças crônicas como hipertensão, diabetes, glaucoma, asma, rinite e outras doenças fazem com que o cidadão tenha um grande gasto com remédios mensalmente e só quem passa por essa situação, sabe como pesa no final do mês.

Foi pensando nessas pessoas, que a iniciativa do programa aqui tem farmácia popular nasceu, já que é possível pegar os mesmos remédios de graça ou com grandes descontos (90%).

Nesse artigo você vai conhecer alguns detalhes sobre o programa. Confira.

Afinal, o que é farmácia popular?

O que e o programa farmacia popular

Na introdução do artigo deu para entender um pouco do funcionamento desse programa, que tem como principal objetivo ampliar o acesso a medicamentos para as doenças consideradas comuns e / ou crônicas para todas as pessoas.

O cidadão brasileiro consegue ter alguns dos remédios que precisa de forma gratuita ou com grandes descontos.

Todos os brasileiros podem usufruir da farmácia popular, ou seja, não é preciso usar os serviços do SUS para pegar medicamentos de graça ou com descontos.

O programa nasceu no ano de 2004, quando pesquisas feitas no campo da saúde revelaram que muitas pessoas não seguiam corretamente o tratamento de doenças, justamente pela falta de dinheiro ou uma facilidade na compra.

Dessa forma, a criação do programa farmácia popular também gera menos custos aos SUS, que precisava internar essas pessoas pela falta de tratamento.

Funcionamento do programa

Agora que você entende mais sobre a farmácia popular é hora de saber detalhes sobre o seu funcionamento, devido a mudanças no programa, muitas pessoas ainda possuem dúvidas.

Antigamente, a farmácia popular funcionava através da rede própria e do sistema de co – pagamento. A rede própria não funciona mais dentro do programa por decisão do Ministério da Saúde.

Como o próprio nome nos remete, se tratava de uma rede própria que ficava sob responsabilidade da prefeitura e também do governo estadual, eram unidades padronizadas com cerca de 112 medicamentos. Além disso, a rede própria fazia palestras preventivas e ações educativas.

Atualmente, somente o sistema de co – pagamento funciona dentro do programa e se trata de parcerias com redes de farmácia privadas e drogarias de todo país.

Ou seja, o sistema de co – participação permite que o cidadão pague uma parte do medicamento e o governo outra, parte essa que pode chegar até 90%.

O desconto depende do medicamento, já que o cálculo foi previamente definido pelo Ministério da Saúde.

Mas como efetuar a compra dos medicamentos através da farmácia popular?

Todo esse procedimento é mais fácil e menos burocrático do que a maioria das pessoas imagina.

Antes de mais nada procure uma farmácia cadastrada no programa de sua preferência, levando CPF, RG, receita médica com validade e seu Cartão do SUS.

Primeiramente, o estabelecimento com parceria com o programa vai verificar todos os dados da receita e também do paciente. Ou seja, a compra é realizada somente com receita.

A retirada do medicamento pode ser feita apenas pelo paciente ou seu representante legal, com a apresentação das devidas documentações.

Em um segundo momento vai acessar o sistema de vendas do programa farmácia popular, para realizar toda a dispensa do medicamento em questão.

farmacia popular programa de remedios gratuitos do sus

 

Após a venda acontece a emissão do Cupom Fiscal e também do Cupom Vinculado, por sua vez, o Cupom Vinculado deve ser assinado por quem comprou a medicação, juntamente com o endereço.

Sendo assim, para participar da farmácia popular não é necessário nenhum cadastro e nem mesmo o Cartão do SUS. Somente um documento com foto atualizada.

Porém, é de extrema importância que todas as pessoas tenham seu Cartão SUS e o mesmo pode ser feito no posto de saúde mais próximo de sua casa.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.