Mais de 30 toneladas de lixo são recolhidas em eventos durante o carnaval em Cuiabá

Fonte: G1MT

1 462
foto: Reprodução/ Prefeitura de Cuiabá

Mais de 30 toneladas de lixo foram recolhidas nos espaços públicos utilizados para a realização de eventos durante as festividades de carnaval.

Mais de 50 servidores municiais, divididos em equipes, fizeram parte da operação especial coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos para o período. O serviço de limpeza foi realizado no Parque de Exposição Jonas Pinheiro, Orla do Porto, Praça da Mandioca, Praça 8 de Abril e Praça do Terra Nova.

Tendo início na sexta-feira (21), a ação foi finalizada na manhã desta quarta-feira (26) e abrangeu o Memorial João Paulo II e as imediações do Grande Templo, onde milhares de pessoas se reuniram para eventos religiosos.

Por conta das chuvas, uma das preocupações era evitar que os resíduos fossem parar nas bocas de lobo e consequentemente no Rio Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

Dessa forma, a atuação durante esse período foi planejada para que em um menor tempo possível os espaços estivessem limpos e preparados para um novo dia de evento. Somado a atividade de varrição e recolhimento dos resíduos, a limpeza contou também com o auxílio de caminhões-pipa, utilizados para a lavagem das áreas.

Para essa força-tarefa de limpeza durante o período carnavalesco, o Município contou com a parceria das cooperativas de reciclagem. Dessa forma, todos os materiais que eram passíveis de reaproveitamento foram direcionados para as entidades parceiras da Prefeitura. Já os demais resíduos, foram encaminhados para o aterro sanitário.