Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde nega suspeita de Coronavírus após áudio viralizar

Fonte: Cenário MT

2 73

A Secretaria de Saúde negou que tenha algum caso suspeito de Coronavírus sob investigação, cujo paciente seria morador de Lucas do Rio Verde – MT.

A confirmação foi repassada para a reportagem do CenárioMT, pela Supervisora de Vigilância em Saúde, Kelly Paludo, após um áudio viralizar via WhatsApp.

No áudio, uma mulher não identificada, relata que a suspeita da doença chegou a Mato Grosso e que o paciente seria de Lucas do Rio Verde, bem como os exames estavam sendo feitos em um laboratório de Sinop-MT. Ouça o áudio.

Fake News. A informação que consta no áudio não é verdadeira. Em contato com o laboratório citado, o CenárioMT teve a informação de que nenhum exame desse tipo chegou até a unidade. O laboratório não realiza esse tipo de exame.

A equipe técnica da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) para buscar mais informações sobre o áudio.

“Não recebemos nenhuma comunicação de médico ou de unidade de atendimento médico ou de algum município sobre caso de coronavírus. Além disso, no Mato Grosso não tem exame para triagem de coronavírus”, ressaltou a Supervisora de Vigilância em Saúde da Secretaria de salde de Lucas do Rio Verde, Kelly Paludo.

Exames para detectar possíveis contaminações por Coronavírus são realizados somente em São Paulo.

epidemia

Quais são os sintomas do coronavírus (nCoV-2019)?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

 

VEJA TAMBÉM