Câmeras flagram mais de 2,9 mil infrações na Grande Cuiabá; acidente lidera

0
Foto: Assessoria/Sesp-MT

As câmeras de segurança pública registraram mais de 2,9 mil infrações em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, no período de janeiro a dezembro de 2019. Destas, 1.786 foram em flagrante, o que representa mais de 60% dos delitos, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

As imagens foram capturadas pelo sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

De acordo com a Sesp, dentre as ocorrências mais frequentes nas ruas da Grande Cuiabá estão os acidentes de trânsito com vítima de lesão corporal. Foram 537 registros. Em seguida, estão acidentes de trânsito sem vítima (288) e incêndios em terrenos baldios (171).

Somente em Cuiabá e Várzea Grande, 117 câmeras de monitoramento e OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) estão instaladas em pontos estratégicos. Atualmente, seis operadores e quatro supervisores monitoram as imagens.

Cada operador fica responsável por até 12 câmeras, segundo a secretaria.

Além do monitoramento nas vias públicas urbanas, o Ciosp e a Concessionária Rota do Oeste firmaram termo de cooperação para que as imagens capturadas ao longo de mais de 850 km de extensão na BR-163, por meio de 95 câmeras OCR, cheguem à central da Sesp.

Acidentes

Entre os acidentes registrados em 2019 está o caso de um casal que foi atropelado por um carro em alta velocidade em outubro, na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), em Cuiabá. José de Jesus, de 54 anos, e Rosângela Francisca da Silva, 56 anos, morreram no local. xa de pedestres no Bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

O casal estava atravessando a faixa de pedestre, próxima a um mercado quando foram atingidos pelo veículo. Segundo a Polícia Civil, José foi arremessado por 90 metros de distância da faixa de pedestre e ela por 20 metros.

Em abril de 2019, imagens de câmeras de segurança a registraram o momento em que três garis foram atropelados por um carro na madrugada desta sexta-feira (19) no Bairro Tijucal, em Cuiabá.

De acordo com a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), o motorista de um Pálio atropelou os trabalhadores, não prestou socorro e fugiu.

As câmeras mostram o momento em que um dos garis ainda consegue se levantar e não é totalmente atingido pelo veículo. Os outros dois trabalhadores acabam atingidos.