Consumo de combustíveis em MT subiu quase 5%; etanol bate recorde

0

Dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), revelam que o consumo de combustíveis em Mato Grosso cresceu 4,98%. Ao todo foram comercializados 4,411 bilhões de litros de etanol, gasolina e óleo diesel.

O maior índice de aumento ficou por conta do etanol que aumentou 18,97% com relação a 2018. O consumo passou de 840 milhões e alcançou 1 bilhão de litros, um recorde histórico.

Enquanto o abastecimento de veículos com etanol sobe, o consumo da gasolina segue direção contrária. O produto derivado de petróleo apresenta queda de 8,94% com a comercialização de 475,3 milhões de litros em 2019. No ano passado, foram 521,1 milhões de litros.

O diesel, o produto mais consumido no Estado, cresceu 3,4%. Em um ano, o consumo passou de 2,839 bilhões para 2,936 bilhões de litros. O setor agropecuário é o maior responsável pelo consumo por conta do uso nas máquinas agrícolas e uso no transporte.

De acordo com Nelson Soares Junior, diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), o começo de recuperação da economia, o aumento da frota e o ganho de competitividade ante a gasolina, explicam o aumento do derivado da cana-de-açúcar ou do milho.

O crescimento acentuado no etanol também foi visto nacionalmente. No Brasil, o aumento foi de 16,30%. Na gasolina, a queda foi menor – de 0,49%. O consumo de diesel subiu 3%.