7 maneiras de conquistar sua liberdade financeira

Fonte: CenárioMT

shutterstock 744434371 scaled 1

Atingir a liberdade financeira é um grande desejo, não é mesmo? E, realmente é muito importante entender sua vida financeira para ter uma vida saudável em relação ao dinheiro.

É necessário saber seus gastos, começar a investir, quitar dívidas e outras atitudes simples que podem melhorar te dar mais liberdade financeira.

Essa liberdade é quando alguém alcança um bom patamar no campo das finanças, fazendo com que ele possa tomar decisões que envolvam dinheiro com mais facilidade. É poder fazer aquilo que gosta e não precisar se privar de momentos por problemas financeiros.

Pensando nisso, reunimos algumas maneiras para que você consiga conquistar esse tão importante passo da vida financeira. Confira!

1. Entenda seus gastos e seu orçamento

O primeiro passo para conquistar a liberdade financeira é entender do seu orçamento. Saiba quais são suas entradas e saídas, elabore planilha de gastos e não deixe nenhuma informação escapar, anote desde parcelas grandes até mesmo os gastos na padaria.

Entenda tudo que você precisa pagar de contas fixas, cartões de crédito e fique atento às despesas variáveis que podem ser eliminadas caso necessário.

Ao enxergar o seu orçamento e gasto mensal é possível perceber os gastos desnecessários e entender o que é possível cortar e torna-se mais fácil o importante e necessário planejamento financeiro.

2. Conheça seus planos e defina metas

Entender os seus objetivos, sonhos e planos é um passo importante para o planejamento financeiro. Seu maior plano é mudar de casa, se casar, fazer um intercâmbio, ter filhos?

Independente de qual seja é preciso saber quanto dinheiro é necessário para isso e como seu modo de vida vai refletir na realização desse ideal.

Com algumas definições torna-se mais fácil eleger prioridade e organizar seu orçamento. Defina metas de quanto tempo planeja realizar tal desejo, facilitando os cálculos e quantias necessárias pelos períodos.

3. Pague suas dívidas

Não é possível alcançar liberdade financeira com dívidas acumuladas, portanto, quite as dívidas atuais e não faça novas. É claro que dívidas como financiamentos imobiliários não são quitadas da noite para o dia e elas são parte do planejamento financeiro.

Mas aqueles problemas com cartão de crédito e juros intermináveis, por exemplo, precisam ser quitados para acabar com essa bola de neve de gastos. Busque renegociações, entenda esse gasto e saia dele assim que possível.

4. Diminua seus gastos

A economia e redução de gastos é um ponto essencial para quem quer fazer o dinheiro render e alcançar a liberdade financeira.

Diminuir gastos não significa se privar de tudo que gosta, mas entender os pontos necessários e retirando aquilo que não é tão importante e faz a diferença no orçamento.

Com o orçamento e planejamento financeiro feito torna-se mais fácil entender para onde está indo seu dinheiro e identificar o que é preciso cortar.

Será que é realmente preciso tomar café todos os dias na padaria? Os almoços fora podem ser reduzidos? O happy hour não pode acontecer em algum lugar mais barato? São pequenas trocas no orçamento que vão fazer toda a diferença ao final de seus meses.

5. Poupe dinheiro

Mais do que economizar é preciso guardar dinheiro todos os meses. Estipule uma porcentagem da sua renda, o ideal é que seja pelo menos de 10 a 15% de seu salário e, assim que receber guarde essa quantia.

Poupar dinheiro não tem a ver com o valor do seu salário, independente se você ganha mil ou dez mil reais, é importante ter reserva de dinheiro para a tão sonhada liberdade financeira.

6. Invista

Além de economizar e poupar, por que não investir e fazer seu dinheiro render? Ter dinheiro guardado é essencial e melhor ainda se você souber dar melhores resultados para ele do que simplesmente deixá-lo parado nas contas.

Existem diversos tipos de investimento no mercado, por isso, busque entender mais sobre os tipos existentes, conheça suas vantagens e o que se encaixa no seu perfil.

Conte com ajuda de especialistas para investir o dinheiro e ter maiores garantias de rendimentos, seja a curto, médio ou longo prazo.

Saiba como fazer os juros trabalhar para você e aumente seu dinheiro com boas escolhas de investimento.

7. Tenha uma renda extra

Mais do que contar com sua renda fixa de seu salário, é muito importante criar uma renda extra, principalmente se você está endividado e precisa quitar alguma quantia antes de pensar em próximos investimentos.

Pense em alternativas que caibam dentro da sua rotina e possam te dar uma grana extra colocando alguma atividade ou hobby em prática como dar aulas particulares, traduzir textos, vender alimentos ou fazer confecções de roupas, por exemplo.

Tenha definido quanto quer trabalhar e quanto pretende ganhar com isso para que a renda extra não se torne um fardo na rotina.

Conquistar a liberdade financeira é um desejo que pode ser alcançado com algumas mudanças na rotina e alguns passos no orçamento. Aproveite nossas dicas, coloque ações em prática e tenha uma melhor relação com seu dinheiro e planos!