RCT Recuperação de Créditos Tributários

Fonte: CenárioMT

Design sem nome 1

Recuperação de Créditos Tributários são restituições de valores originados de cobranças indevidas, pagos em duplicidade ou pagamentos de valores superiores ao devido, cujo contribuinte pode exigir a restituição do estado. A recuperação de crédito tributário é uma atividade que envolve o levantamento e o resgate dos créditos tributários que foram acumulados pela empresa no decorrer dos anos, ou seja, é preciso um planejamento tributário minucioso.

É preciso realizar um estudo profundo e um levantamento de dados apurado para que seja possível identificar corretamente todos os créditos que podem ser recuperados.

A recuperação de crédito tributário é um direito assegurado pela legislação, e a empresa deve ficar atenta a todas as possibilidades. Recuperar créditos é uma forma de otimizar as finanças, recebendo de volta valores pagos indevidamente ou a maior.

A obrigação tributária, por sua vez, corresponde ao pagamento de tributos, impostos, taxas e contribuições de origem federal (INSS, PIS, COFINS, IR, CSLL, IPI), estadual (ICMS) e municipal (ISS). É preciso ficar atento ao ICMS Substituição Tributária, regime em que um contribuinte é substituído por outro no pagamento de determinados impostos.

Quando se encontram pagamentos a maior, é possível fazer a recuperação de crédito tributário por via administrativa, mais os juros devidos de acordo com a taxa referencial da SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

A equipe responsável pela gestão fiscal deve se certificar de que, verdadeiramente, ocorreram pagamentos a maior, confirmando o valor declarado na ECF (Escritura Contábil Fiscal) e o valor que foi efetivamente recolhido pelo DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Antes de formalizar a solicitação de recuperação de crédito tributário, é preciso fazer uma abrangente revisão tributária, realizando o cruzamento de diferentes dados e consultando a jurisprudência.

Só então a empresa pode apresentar o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e a Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

Em determinados casos, a empresa poderá entrar com ação judicial para que a Receita Federal acelere a resolução da demanda, analisando imediatamente o processo.

Vale lembrar que todo crédito recuperado só pode ser usado para compensar outros tributos da Receita Federal, excetuando-se as contribuições previdenciárias nos casos de retificação do demonstrativo com informações erradas.

Seria importante contar com uma equipe fiscal e contábil para efetuar essa tarefa, recorrendo aos profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e Assessoria Tributária.

(Colaboração de conteúdo: Modelo Assessoria e Consultoria Contábil e Tributária; jusbrasil.com.br)


Modelo Contabilidade – Escritorio de contabilidade em Lucas do Rio Verde

📍Endereço: Av. Mato Grosso, 626-S – Centro – Lucas do Rio Verde/MT – Telefones: 65 3549-1488 – (65) 9 9933-7998
https://www.modelocontabilidade.com

 

Screenshot 2020 02 10 Modelo Contabilidade modcontabil %E2%80%A2 Fotos e vi%CC%81deos do Instagram

Nova Versão para Aplicativo MEI

 

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou a nova versão do App MEI na loja do Governo do Brasil (Gov.br). A nova…
Screenshot 2020 02 10 Modelo Contabilidade modcontabil %E2%80%A2 Fotos e vi%CC%81deos do Instagram1

Seguro desemprego agora é pela Internet

 

Os trabalhadores brasileiros  já podem pedir o seguro-desemprego sem precisar ir a um órgão do governo, fazendo o processo 100% pela internet pelo Portal…
2 18

O impacto da tecnologia nas empresas, por Mariza Valcanaia

 

O impacto da tecnologia nas empresas vem trazendo maior eficiência na gestão, seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas. A tecnologia agiliza…
atrasou reogio

Atrasou a entrega do EFD Contribuições? Multa será automática!

 

A Receita Federal atualizou o guia prático da EFD Contribuições (SPED PIS / COFINS) para a versão 1.33 em 16/12/2019, e trouxe uma novidade…
ITBI x ITCMD

ITBI x ITCMD

 

ITBI é um imposto de competência municipal incidente sobre a transmissão onerosa de bens imóveis, por ato inter vivos, ou de direitos reais a…
CALCULADORA

Tributação em renda Fixa

 

A tributação da renda fixa é o imposto cobrado pelo governo para aplicações em títulos de renda fixa. É calculado individualmente e por cada…
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.