Corpo de Bombeiros realizou treinamento de brigadistas do 34º Vinde e Vede

Fonte: CenárioMT - Rafaela Maximiano

simulação 04 scaled

 

Arcebispo Dom Milton visitou as instalações do 1ºBBM e foi convidado a dar um passeio no caminhão dos bombeiros. Curso integrou Operação Carnaval do Corpo de Bombeiros Militar

 

O curso de Brigadistas realizado pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) de Cuiabá a voluntários que trabalharão no 34º Vinde e Vede, encerrou na tarde desse domingo (09), com a presença do Arcebispo de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos e do Comandante da unidade o Tenente Coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz.Além de assistir a uma simulação de atendimento a primeiros socorros, o Arcebispo visitou as instalações do Batalhão e foi convidado a dar um passeio no caminhão dos bombeiros.

[Continua depois da Publicidade]

 

“Os bombeiros possuem grande importância em nossa sociedade pois salvam vidas. Eu já realizei o curso de brigadista, e hoje pude conhecer um pouco mais do trabalho desse profissional que merece todo nosso respeito e admiração pela sua bravura e por serem heróis anônimos que arriscam as suas vidas para salvar o próximo. Foi uma sensação única a de andar no caminhão, vemos as crianças maravilhadas por essa viatura e agora entendo o porquê. Parabéns ao trabalho que executam”, declarou Dom Milton após o passeio.

 

O Arcebispo também lembrou que quem for assistir ao 34º Vinde e Vede, de 22 a 25 de fevereiro, no Memorial João Paulo II em Cuiabá, “terá a certeza de estar em boas mãos. Brigadistas treinados pelos profissionais do 1º Batalhão de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, além de contar com a presença do efetivo do próprio Corpo de Bombeiros”, garantiu.

 

De acordo com informações do comandante da unidade, Tenente Coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, a formação de brigadistas de incêndio para o 34º Vinde e Vede faz parte da Operação Carnaval 2020 do Corpo de Bombeiros. “Este foi um curso de 16 horas, realizado dias 08 e 09 de fevereiro, para voluntários que irão atuar como brigadistas de incêndio diretamente durante as festividades do Vinde e Vede. Para isso, receberam instruções práticas e teóricas de incêndio e primeiros-socorros para que os formandos saibam lidar com diversas situações de emergência que venham a ocorrer no transcurso dos quatro dias do evento”, explicou o comandante.

 

Segundo o instrutor do curso, 2º Tenente Frank, foram detalhados aos alunos sobre: comportamento e propagação do fogo, combate a princípio de incêndio, manuseio de extintores, abandono de área, reanimação cardiopulmonar e imobilização de vítimas, entre outros.

 

João Vitor de Moura, trabalhará como brigadista voluntário para o 34º Vinde e Vende, pela primeira vez e confessou que estava curioso por fazer o curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar. “Eu tinha muita vontade e curiosidade de saber como era esse curso. Gostei bastante, aprendi sobre a importância do trabalho em equipe e como ela pode salvar vidas”, declarou.

[Continua depois da Publicidade]

 

Já Thiago Felipe Pereira, não imaginava o leque de informações que receberia durante o curso. “Durante o curso, eles ensinaram a operar equipamentos de combate a incêndios, identificar produtos perigosos e a reconhecer seus riscos, além de prestar os primeiros socorros. Muita informação importante que como participante do evento a gente nem imagina”, disse.

 

“Essas capacitações são muito importantes, pois preparam nossos colaboradores para enfrentar situações emergenciais na operação de equipamentos de combate a incêndios e ainda a trabalharem ações de caráter preventivo. Nesse ponto de vista, nossos parceiros da segurança pública são muito importantes na organização do evento pelo suporte que nos dão. Tudo o que estiver ao nosso alcance para proporcionar um evento seguro para milhares de jovens e famílias que trocam o carnaval de rua por uma programação religiosa extensa, assim o faremos”, completou o Arcebispo Bom Milton Santos.

 

LANÇAMENTO OFICIAL – Um café da manhã marcará o lançamento oficial da 34ª edição do Vinde e Vede, nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 8h no Memorial João Paulo II, bairro Morada do Ouro em Cuiabá. Na ocasião, o Arcebispo Dom Milton Santos, priorizará atendimento à imprensa, detalhando a programação do evento, tema, Campanha da Fraternidade, entre outros.

Arquidiocese de Cuiabá inicia montagem e preparativos para o 34º Vinde e Vede

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.