ITBI x ITCMD

Fonte: CenárioMT

ITBI x ITCMD

ITBI X ITCMD

ITBI é um imposto de competência municipal incidente sobre a transmissão onerosa de bens imóveis, por ato inter vivos, ou de direitos reais a eles relativos, ressalvados os de garantia.

ITCMD é um imposto de competência estadual incidente sobre a transmissão causa mortis ou doação de quaisquer bens e direitos, previsto, por sua vez.

Tendo em vista a competência tributária municipal do ITBI e estadual do ITCMD, somando-se ao fato de que não há qualquer lei federal que institua normas gerais sobre esses impostos, tem-se que o presente estudo irá resolver a questão proposta levando em conta os princípios gerais das exações em comento e demais questões comuns relativas às mesmas, podendo a solução de controvérsias acerca do tema ser um pouco diferente em casos concretos, tudo a depender das regulamentações específicas promovidas pelos entes competentes.


Analisando as características dos tributos, pode-se perceber que tanto o ITBI quanto o ITCMD possuem em comum a transmissão como fato gerador, sendo eles diferenciados no que se refere à forma de transferência, se onerosa ou não. (Fonte: jus.com.br)

Continua com dúvidas?

Modelo Contabilidade

📍 Endereço: Av. Mato Grosso, 626-S – Centro – Lucas do Rio Verde/MT – Telefone: 65 3549-1488
https://www.modelocontabilidade.com

 

 

Veja também
Tributação em renda Fixa

Grupo Modelo - Escritório de Contabilidade em Lucas do Rio Verde - MT