Veja quais são as 15 profissões em alta no Brasil em 2020

Fonte: CenárioMT

reuniao

Em período de lançamento dos programas do Sisu, Prouni e Fies, muitos estudantes estão ainda decidindo entre qual curso e carreira devem seguir. Pensando em auxiliar o aluno e também aos profissionais que pensam em mudar de carreira, o site quero.com divulgou uma pesquisa muito interessante, realizada pelo LinkedIn, plataforma de conexão entre empregadores e profissionais.

O LinkedIn divulgou um relatório com as profissões que estarão em alta em 2020. O levantamento foi feito a partir dos dados de usuários que têm o perfil público e que ocuparam um ou mais cargos em território brasileiro nos últimos cinco anos.

O relatório, nomeado “Profissões Emergentes” que antes, era feito a nível global, pelo primeiro ano está disponível apresentando a divisão por países. Dessa forma, conseguimos elencar a lista de 15 profissões que estarão em alta no Brasil em 2020. 

É interessante destacar que nove das quinze profissões da lista são da área de Tecnologia da Informação, mas a área de interface com o cliente também estará em evidência. Acompanhe a lista:

Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é responsável pela análise e produção de ideias, campanhas e/ou informações para canais de redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e afins.

Conhecimentos mais exigidos: marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Cursos que formam para a área: Publicidade e Propaganda; Marketing; Jornalismo; Comunicação Social; dentre outros.

Engenheiro de cibersegurança

Este profissional atua na área de segurança da informação para empresas. Ele visa evitar as ameaças relacionadas a cibercriminosos e os danos causados por seus ataques. 

 

Conhecimentos mais exigidos: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

Cursos que formam para a área: Engenharia da Computação; Engenharia de Sistemas; Engenharia de Redes de Comunicação; Engenharia de Software; dentre outros.

Representante de vendas

O Representante de vendas, ou Representante Comercial é o profissional responsável atuar diretamente na área de vendas de produtos ou serviços de uma determinada empresa. Ele é responsável por manter a imagem da empresa que representa, realizando visitas constantes, seja por vendas ou pela necessidade de alcançar metas.

 

Conhecimentos mais exigidos: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.

Cursos que formam para a área: Gestão Comercial; Administração; dentre outros

Especialista em sucesso do cliente

O objetivo de qualquer empresa é fazer negócios que sejam bons para os seus clientes e que gerem uma boa percepção e crescimento da marca no mercado. Mais conhecido com o termo Costumer Success, o profissional que exerce essa profissão analisa o quão relevante o produto ou serviço foi para o cliente e cria métodos para melhorar a experiência do usuário.

Está Procurando emprego? Veja algumas vagas disponíveis em Mato Grosso

Conhecimentos mais exigidos: Inbound marketing; Helping Clients Succeed; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.

Cursos que formam para a área: Marketing; Comunicação Social; dentre outros.

Cientista de dados

O Cientistas de Dados é um especialista analítico de dados que têm habilidades técnicas para resolver problemas complexos – e a curiosidade de explorar quais são os problemas que precisam ser resolvidos.

Conhecimentos mais exigidos: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.

Cursos que formam para a área: Engenharia da Computação; Processamento de Dados; Tecnologia da Informação; Ciência da Computação; dentre outros.

Engenheiro de dados

Eles são responsáveis ​​por encontrar tendências nos conjuntos de dados e desenvolver algoritmos para ajudar a tornar os dados brutos informações úteis para a empresa. Os engenheiros de dados também precisam entender como otimizar a recuperação de dados e como desenvolver dashboards, relatórios e outras visualizações para as partes interessadas. 

 

Conhecimentos mais exigidos: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.

Cursos que formam para a área: Engenharia da Computação; Engenharia de Sistemas; Engenharia de Redes de Comunicação; Engenharia de Software; dentre outros.

Especialista em Inteligência Artificial

Este profissional se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.

Conhecimentos mais exigidos: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).

Cursos que formam para a área:  Engenharia da Computação; Engenharia de Sistemas; Engenharia de Redes de Comunicação; Engenharia de Software; dentre outros.

Desenvolvedor em JavaScript

O JavaScript (JS) é uma linguagem de programação utilizada principalmente em páginas web. Com o JS, você pode mostrar mensagens e outras informações interessantes, fazer verificações ou mudar dinamicamente a apresentação visual das páginas, conforme o comportamento que você deseja que sua página (ou aplicação) possua. O profissional que exerce essa profissão é capaz de manusear a ferramenta e extrair o melhor para o negócio em que atua.

 

Conhecimentos mais exigidos: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB

Cursos que formam para a área: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas para a Internet; Engenharia da Computação; Ciência da Computação; dentre outros.

Investidor Day Trader

Day trade é uma operação de compra e venda de ações de uma mesma empresa realizada em um único dia na bolsa de valores. O objetivo do investidor é obter lucro com a oscilação de preço do ativo financeiro entre a abertura e o fechamento do mercado.

Conhecimentos mais exigidos: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.

Cursos que formam para a área: área aceita diversas formações, foco na pós-graduação.

reuniao

Motorista

O motorista é o profissional que conduz qualquer veículo motorizado, seja para transporte de pessoas ou cargas.

 

Conhecimentos mais exigidos: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.

Cursos que formam para a área: não exige Ensino Superior

Consultor de investimentos

O consultor de investimentos é o profissional responsável por orientar os clientes em suas decisões de investimento.

 

Conhecimentos mais exigidos: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.

Cursos que formam para a área: área aceita diversas formações foco na pós-graduação.

Assistente de mídias sociais

O assistente de mídias sociais é responsável por administrar, gerar conteúdo, criar anúncios e principalmente, interagir com clientes e colaboradores nas redes. Também realiza o planejamento e criação de conteúdo para redes sociais, como publicações, textos e mecânicas de ações para melhoria de desempenho, extração de dados, cruzamento e análises.

Conhecimentos mais exigidos: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.

Cursos que formam para a área:  Publicidade e Propaganda; Marketing; Jornalismo; Comunicação Social; dentre outros.

Desenvolvedor de plataforma Salesforce

O Salesforce é um sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) muito poderoso, que está disponível no mercado. Através dele, a empresa pode administrar um cliente potencial desde o primeiro contato até todo seu futuro relacionamento com a empresa. O desenvolvedor é o profissional que manuseia a ferramenta, a programa e a adapta às realidades da empresa.

 

Conhecimentos mais exigidos: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.

Cursos que formam para a área: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas para a Internet; 

Recrutador especialista em Tecnologia da Informação (TI)

Recrutador ou Headhunter é o profissional especializado na procura de profissionais ou executivos talentosos.O especialista em TI consegue encontrar com mais facilidade os melhores profissionais disponíveis no mercado.

 

Conhecimentos mais exigidos: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.

Cursos que formam para a área: Psicologia; Gestão de Recursos Humanos; Administração; dentre outros.

Coach de metodologia Agile

Este profissional ajuda as organizações a implementarem a nomeada “metodologia ágil”. Ela é usada para empresas que precisam de alguma mudança estrutural e de cultura organizacional.

 

Conhecimentos mais exigidos: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.

Cursos que formam para a área: área aceita diversas formações foco na pós-graduação.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.